Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTimm, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-15T02:57:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182018pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo sobre como a leitura se apresenta no cenário da biblioteca escolar na Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 4. A revisão de literatura discorre sobre a importância da leitura para a cidadania, o alfabetismo funcional, a biblioteca escolar como incentivadora de uma leitura crítica de mundo e o bibliotecário e seu papel social. A metodologia do estudo utiliza uma abordagem qualitativa, no qual o a pesquisa relatada no livro Retratos da Leitura no Brasil edição 4 foi utilizado como documento base para o estudo. A pesquisa aponta que a biblioteca é vista como um lugar para estudo e é frequentada por estudantes. Conclui que a biblioteca escolar é o primeiro e um dos locais mais importantes para propiciar o incentivo e o gosto pela leitura, porém essa tarefa deverá ser desempenhada por bibliotecários que possam fazer essa mediação auxiliando o estudante a melhorar a sua capacidade leitora, para assim ser capaz de fazer uma leitura mais reflexiva e ser mais crítico quanto ao seu mundo e sociedade em que vive.pt
dc.description.abstractThe present work presents a study about how the reading is presented in the scenery of the school library in the Research Retratos da Leitura no Brasil 4. The literature review discusses the importance of reading for citizenship, functional literacy, the school library as an incentive for a critical reading of the world and the librarian and his social role. The study methodology uses a qualitative approach, in which the research reported in the book Retratos da Leitura no Brasil, edition 4 was used as the base document for the study. The research points out that the library is seen as a place to study and is frequented by students. It concludes that the school library is the first and one of the most important places to provide the incentive and the taste for reading, but this task should be performed by librarians who can do this mediation helping the student to improve his reading capacity, in order to be capable of making a more reflexive reading and being more critical about its world and society in which it lives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSchool Libraryen
dc.titleO cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª ediçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples