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dc.contributor.advisorNoronha, Márcio Pizarropt_BR
dc.contributor.authorJohann, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-15T02:57:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181999pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto a investigação de modelos e paradigmas dos e nos processos de criação e tradução de culturas populares para montagem cênica. Faz isso tendo como exemplaridade o trabalho artístico do grupo Toque de Comadre, numa pesquisa de cunho qualitativo, que envolve revisão bibliográfica, observações de campo (em ensaios, reuniões do grupo e apresentações artísticas), entrevista com uma das integrantes do grupo e conversas compartilhadas durante ensaios e apresentações. Identifica e relaciona questões paradigmáticas em dois âmbitos: o da ciência da complexidade (a partir da perspectiva de Morin) e o desenvolvimento de paradigmas intercomunicáveis e intercambiáveis entre encenação e culturas populares. Sugere-se assim explorar a visão de mundo das “comadres”, identificando seus traços e presença nos processos de montagens. Entende ainda o trabalho cênico do grupo tendo a brincadeira como foco de seus fazeres, observando as semelhanças e distanciamentos com as festas populares, por seu caráter imprevisível, concluindo ser sua cena um recorte de festejos populares reunidos em espetáculo tendo a brincadeira como linha de atuação central.pt
dc.description.abstractThis paper aims at investigating models and paradigms regarding creative processes and translation of popular cultures into the scenic setting. This is done while having as exemplarity the artistic work of the group called Toque de Comadre, in a qualitative research, which involves bibliographic review, field observations (in rehearsals, group meetings and artistic presentations), an interview with one of the group members and shared conversations during rehearsals and presentations. Part of the research is identifying and relating paradigmatic matters in two scopes: the science of complexity (based on Morin’s perspective) and the development of intercommunicable and interchangeable paradigms between staging and popular cultures. Thus it is suggested to explore point of view of the “comadres” (women with whom there is a friendship relation that is similar to family relations), identifying their traits and their presence in the setting processes. This research also perceives how the scenic work of the group focuses its activities on playful acts, observing similarities and differences from popular celebrations, due to its unpredictability, concluding that its scene is an approach to popular festivities, which hold playful acts as its main work line.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriação cênicapt_BR
dc.subjectScenic creationen
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectParadigmsen
dc.subjectDanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPopular culturesen
dc.titleCaminhos para criação em culturas populares : o Toque das Comadrespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001076124pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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