Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Nathalia Scheuermann dospt_BR
dc.date.accessioned2018-09-15T02:57:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181995pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simbolismo e jogo, presentes nas experiências vivenciadas por crianças em propostas com arquiteturas de jogo; analisar a documentação fotográfica, vídeos e anotações a respeito dos momentos vivenciados pelas crianças, durante o processo de interação com as propostas e seus pares. O percurso metodológico da investigação é pautado teoricamente na pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de arte contemporânea para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. As análises foram organizadas mediante três situações recorrentes nas sessões: as relações estabelecidas entre as crianças, seus pares e os objetos; as relações estabelecidas entre as crianças e os objetos; e as relações entre as crianças e seus pares. Estas relações são apresentadas por meio de foto-ensaios, os quais, representam essas unidades através de narrativas visuais sobre os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleArquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples