Uma clareira no bosque : literatura e trabalhos manuais apoiando o acolhimento institucional
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo buscou investigar como se dá a formação de leitores literários em espaços não-escolares. Para tanto, analisou o relato dos primeiros quatro meses de implementação do Projeto "Nós - quem conta um conto aumenta um ponto", idealizado pelo Instituto Maria Dinorah - IMADIN, com a anuência e apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, via Promotoria da Infância e da Juventude - Articulação e Proteção, no Abrigo Lar de São José, que atende menores adolescentes em situação de vu ...
O presente estudo buscou investigar como se dá a formação de leitores literários em espaços não-escolares. Para tanto, analisou o relato dos primeiros quatro meses de implementação do Projeto "Nós - quem conta um conto aumenta um ponto", idealizado pelo Instituto Maria Dinorah - IMADIN, com a anuência e apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, via Promotoria da Infância e da Juventude - Articulação e Proteção, no Abrigo Lar de São José, que atende menores adolescentes em situação de vulnerabilidade, grávidas e/ou com filhos pequenos, no município de Porto Alegre. Buscou-se observar o projeto que proporciona contações de obras literárias clássicas na sua maioria mitos, contos fantásticos e de fadas, associadas à prática de trabalhos manuais, mais especificamente confecção de peças diversas com fios e linhas. Para validar esta prática foram realizados relatos a partir de observações, impressões e anotações dos membros participantes/condutores do projeto, identificando o alcance positivo da vivência literária e dos trabalhos manuais no enfrentamento das adversidades, com vistas a identificar sinais de autoelaboração que resultem no desenvolvimento de potencialidades pessoais e conduzam assim a uma melhora no bem-estar nas acolhidas. Embasado em Cléo Busatto, Clarissa Pinkola Estés, Michèle Petit e Lígia Diniz, procedeu-se a uma pesquisa participante, aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa. A análise dos dados apontou para a importância das práticas de contação para a construção de espaços de ressignificação das identidades das acolhidas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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