Show simple item record

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorMartins, Angel Ana Lucia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:32:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181832pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo versa sobre as contribuições dos princípios do Método Montessoriano na Educação Infantil da Escola Girassol, visando objetivar como pontos de análise o ambiente/espaço, os materiais e a ação da professora. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudo de caso detalhado, em que foram efetuadas 20 horas de observação em duas turmas da Educação Infantil: Jardim A e Maternal I, sendo 4 horas efetuadas em cinco dias: três dias no Jardim A e dois dias no Maternal I. Além disso, foram entrevistadas a professora referência do Maternal I e a coordenadora da Educação Infantil. Por fim, a partir desta pesquisa, busco trazer reflexões sobre o Método Montessoriano e reafirmar algumas de suas contribuições para a Educação Infantil. Considerando que a partir das análises, foi possível pensar sobre os princípios que regem a Escola Girassol, como o espaço e o ambiente arquitetado no método em questão, e também trazer reflexões significativas referentes aos princípios Montessorianos que norteiam a Escola Girassol, como a interação e o brincar a partir da DCNEI (2009).pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodo montessoript_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.titleOs princípios da pedagogia montessoriana nas práticas pedagógicas da educação infantil na escola girassolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075479pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record