Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorAndreata, Alinept_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:32:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181823pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir a relação entre a prática docente e o conhecimento proposto pela academia na formação de professores quando o exercício da docência se faz fora do contexto urbano; como na “Escola da Terra” e/ou da “Educação no Campo”, nas comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Apresento relatos de colegas que participaram da primeira edição do projeto de extensão “Escola da Terra” no ano de 2014. Os depoimentos permitem ao leitor compreender como uma prática diferenciada pode contribuir para outro modo de pensar a práxis pedagógica e sua relação professor-aluno. Esta prática foi possível, porque esteve vinculada a um projeto mais amplo de caráter nacional e proposto pelo Ministério de Educação, Diretoria de Formação de Professores. Tratava-se de uma proposta de formação continuada para os docentes que estavam atuando em sala de aula e nas Escolas do Interior do país. A experiência deriva da inserção de acadêmicos de diferentes semestres do Curso de Pedagogia da UFRGS e de como o exercício da docência através de projetos extra-classe (extensão universitária) pode e permitiu ao participantes ressignificar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao fazê-lo, repensar a relação professor(a)-aluno(a) em um mundo em acelerado processo de mudança, seja pela tecnologia, seja pelo excesso de informação proposto pelas mídias que impactam nas escolas, independente de onde elas estejam situadas. Concluímos que a prática docente se materializa na atuação do professor e na clareza de que o encontro através do diálogo é fundamental para que conceitos como autonomia docente, participação/protagonismo discente são possíveis.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEducação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075505pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples