Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorPares, André Dornelles Parespt_BR
dc.date.accessioned2018-09-11T02:28:44Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1415-0549pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181771pt_BR
dc.description.abstractA imagem entre Tarkovski e da Vinci discute o estatuto da imagem, e investiga dois modos de sua produção – o pictórico e o técnico-tecnológico – na primeira tomada do filme O Sacrifício (1986), de Tarkovski, em que o diretor filma a pintura A Adoração dos Magos (1441/42), de Leonardo da Vinci. Identifica ainda o debate sobre a imagem sob determinadas perspectivas da filosofia e da semiologia para propor um lugar propriamente comunicacional para sua análise, evidenciando a relevância de conceitos como o de meio, de referência e de sentidos. Por fim, reconhece que é no jogo sincrônico entre as imagens de Tarkovski e da Vinci que se instaura a problemática efetivamente comunicacional das imagens.pt
dc.description.abstractThis paper discusses image constitution upon investigating two modes of its production: the pictorial and the technicaltechnological. We investigate the first take of Tarkovski’s The Sacrifice (1986) in which the director shoots da Vinci’s Adoration of the Magi (1441/2). It also characterizes the debate about image in different philosophical and semiological perspectives in order to advance a properly communicational site for image’s analysis. In this vein, we highlight the importance of concepts such as medium, reference and senses. Eventually, we propound that it is in the synchronic game between Tarkovski’s and da Vinci’s images that the communicational problem per se is brought about.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. N. 39 (ago. 2009), p. 42-49pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImageen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMediatizationen
dc.titleA imagem entre Tarkovski e da Vincipt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000765219pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem