Consumo consciente na sociedade contemporânea: análise das postagens no Facebook do Coletivo Germina
Fecha
2018Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A partir do cenário de degradação ambiental e social que presenciamos, este trabalho busca construir um panorama teórico sobre a sociedade de consumo para então identificar o que pode ser definido como um comportamento de consumo consciente em nossa sociedade. Discute diferentes conceituações sobre o fenômeno do consumo. Questiona a economia orientada para o consumo, abordando as questões do excesso e do desperdício. Apresenta definições do termo consumo consciente e explora o veganismo como um ...
A partir do cenário de degradação ambiental e social que presenciamos, este trabalho busca construir um panorama teórico sobre a sociedade de consumo para então identificar o que pode ser definido como um comportamento de consumo consciente em nossa sociedade. Discute diferentes conceituações sobre o fenômeno do consumo. Questiona a economia orientada para o consumo, abordando as questões do excesso e do desperdício. Apresenta definições do termo consumo consciente e explora o veganismo como um modelo de comportamento que representa de forma coerente esta categoria. Investiga a atuação da comunicação nas duas frentes: quando ela atua sem preocupações éticas em favor de um comportamento irrefletido e de que forma ela pode auxiliar na transformação de paradigmas. Analisa as imagens postadas na página do Facebook do Coletivo Germina, enumerando as mensagens presentes e buscando identificar quais os sentidos ou ideias sobre consumo consciente são trabalhadas na comunicação da organização. Conclui que a organização possui fortes posicionamentos políticos e ideológicos em sua comunicação, entre os quais a defesa do veganismo, mas que não aborda a questão ambiental relacionada ao consumo da carne, deixando de aproveitar o potencial de comunicação deste tópico. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Comunicación Social (1830)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License