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dc.contributor.advisorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Luís Vicente Souza dept_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181732pt_BR
dc.description.abstractO trabalho busca resgatar a trajetória do programa Boca no Trombone e de Paulo Solano dentro do jornalismo. A partir do ingresso desse profissional no meio esportivo, a monografia reconstrói alguns passos da sua carreira até a idealização de um programa voltado à prestação de serviço para aposentados que veio resultar no programa Boca no Trombone, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. Neste estudo, são abordados os gêneros jornalísticos, com ênfase no utilitário, a partir das obras de Melo (2009; 2010) e Ferraretto (2014). O referencial teórico da interatividade e da participação do ouvinte é desenvolvido segundo as considerações de Lucht (2010), de Klöcckner (2011) e de Thompson (2002). A metodologia empregada para a reconstituição histórica parte de autores como Schudson (1993), Stumpf (2006), Duarte (2006), Gobbi (2006) e Alberti (2005). Entrevistas qualitativas foram realizadas com pessoas que conviveram com Paulo Solano e também com colegas de profissão. Além disso, foram consultados documentos e bibliografia disponíveis sobre o tema. A monografia reúne dados e impressões com o objetivo de contribuir para a construção da história do rádio gaúcho. Por fim, o trabalho destaca o programa Boca no Trombone como uma experiência de jornalismo utilitário e o interesse de Paulo Solano em orientar as pessoas.pt
dc.description.abstractThis paper aims recover the trajectory of the program Boca no Trombone and Paulo Solano within journalism. From his entry into sports journalism, the monograph reconstructs some moments of his career until idealization of a program aimed at provision of service for retirees that came to result in the program Boca no Trombone of Radio Bandeirantes of Porto Alegre. In this study, the journalistic genres are broached with emphasis on the utilitarian genre from the works of Ferraretto (2014) and Melo (2009; 2010). The theoretical reference of interactivity and listener's participation is developed according to the considerations of Lucht (2010), Klöcckner (2011) and Thompson (2002). The methodology used for historical reconstruction broach authors such as Schudson (1993), Stumpf (2006), Duarte (2006), Gobbi (2006) Alberti (2005). Qualitative interviews were conducted with people who had a close relationship with. Paulo Solano and also with coworkers. In addition, available documents and bibliography on the subject were consulted. This monograph gathers data and impressions with the purpose of contributing to the construction of the radio’s history of Rio Grande do Sul. Finally, this paper emphasizes the program Boca no Trombone as an utilitarian journalism experience and Paulo Solano's interest in guiding people.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUtility genreen
dc.subjectRadiojornalismopt_BR
dc.subjectBoca no Trombone (Programa de rádio)pt_BR
dc.subjectInteractivityen
dc.titleO rádio e o gênero jornalístico utilitário: o programa Boca no Trombone, de Paulo Solano (1989-2005)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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