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dc.contributor.advisorMartins, Ana Taispt_BR
dc.contributor.authorMachado, Maria Lúcia Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181718pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão se dedica a investigar a imbricação teórica e prática entre os campos de saber das Relações Públicas e dos Estudos do Imaginário, os quais foram mobilizados para analisar uma figura de chefia ao identificar algumas das forças simbólicas, coercitivas e pulsionais que a influenciam no relacionamento com os seus chefiados. O tema foi escolhido, pois, no modelo de sociedade capitalista dominante em que vivemos, grande parte das organizações possuem uma figura que ocupa um espaço de poder legitimado (de chefia), com impactos físicos e emocionais nos seus subordinados. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral: realizar um diagnóstico experimental de Relações Públicas a partir das constelações do imaginário de uma figura de chefia por meio da mitocrítica; e objetivos específicos: a) mapear a influência dos regimes diairético, dramático e místico na relação da chefia com os seus chefiados; b) interpretar simbolicamente os temas destacados em comparação com as observações de seus chefiados; c) aplicar as interpretações em um exemplo de assessoria de Relações Públicas; e d) avaliar as contribuições dos Estudos do Imaginário para a área de Relações Públicas. Para realizar essa investigação foi utilizada a mitocrítica de Gilbert Durand para desvendar algumas das forças de atuação dos regimes do Imaginário, que foram compreendidas nos termos das Relações Públicas a fim de auxiliar a figura de chefia em sua percepção como agente na relação com os chefiados. Para aplicar a abordagem teórica, foi escolhido como caso de estudo uma chefia e dois chefiados da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antonio, uma instituição de assistência social de Porto Alegre (RS). A pesquisa foi qualitativa e de caráter experimental, sendo pioneira ao usar os Estudos do Imaginário como método de pesquisa sobre relacionamentos e ao refletir sobre as suas contribuições para a área de Relações Públicas, aqui avaliadas como positivas ao conseguir tecer saberes variados (um tecelão de opostos) para mais bem interpretar um relacionamento institucional.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis is dedicated to investigate the theoretical and practical imbrication between Public Relations and Imaginary Studies, mobilized to analyze a boss figure in identifying some of the symbolic, coercive and pulsional forces that influence it in the relationship with their subordinates. The theme was chosen because, in the model of dominant capitalist society where we live, most organizations have a figure that occupies a space of legitimated power (the boss) with physical and emotional impacts on their subordinates. Therefore, the research has as general objective: to perform an experimental diagnosis of Public Relations from the constellations of the imaginary of a boss figure through the mitochristic; and specific objectives: a) to map the influence of the diayretic, dramatic and mystical regimes in the relation of the boss with its subordinates; b) interpret symbolically the highlighted themes in comparison with the observations of their subordinates; c) apply the interpretations in an example of Public Relations advice; and d) to evaluate the contributions of the Imaginary Studies to the Public Relations area. In order to carry out this investigation Gilbert Durand's mitochristic was used to unveil some of the forces of actuation of the imaginary regimes, which were understood in the terms of Public Relations to assist the boss figure in its perception as agent in the relationship with the subordinates. To apply the theoretical approach, a boss and two subordinates of the Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antonio, a social assistance institution in Porto Alegre (RS), were chosen as case study. The research was qualitative and with experimental character, being pioneer in using the Imaginary Studies as a method of research on relationships and reflecting on their contributions to the Public Relations area, evaluated here as positive when they were able to weave varied knowledge (a weaver of opposites) to better interpret an institutional relationship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectBossen
dc.subjectPublic Relationsen
dc.subjectMitochristicen
dc.titleTecelão de opostos : as constelações do imaginário de uma figura de chefia, um estudo de Relações Públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074287pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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