Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrytoluk, Andre Luispt_BR
dc.contributor.authorSouza, Lucas Santos dept_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181704pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visou à construção de um modelo de análise de logomarcas através dos elementos da teoria narrativa. Baseou-se, principalmente, nos elementos propostos por Gancho (2002) no livro “Como analisar narrativas”. Buscouse uma revisão histórica da importância da criação dos símbolos na sociedade e uma revisão bibliográfica dos principais conceitos sobre logomarca. Também foram abordados conceitos sobre a escolha e a significação das cores, das tipografias, dos traços, das formas e dos signos. A proposta final mesclou os elementos da narrativa com os da direção de arte e formulou-se um quadro de análise que foi aplicado examinar as cinco logomarcas das cinco maiores empresas do Rio Grande do Sul – Brasil. Concluiu-se que tal proposta é válida para alinhamento da análise de logomarcas e que pode ser evoluída conforme os conhecimentos dos usuários sobre as variáveis abordadas.pt
dc.description.abstractThe present study aimed at the construction of a analysis model logo through the elements of the narrative theory. The model was based on the elements of the literary narrative proposed by Gancho (2002) in the book "How to analyze narratives". We sought a historical review about the importance of the creation of symbols in society and a bibliographic review of the main concepts about logo. Concepts about the choice and significance of colors, fonts, traces, shapes and signs were also discussed. The final proposal merged the narrative elements with those of the art direction and formulated a framework of analysis that was applied to examine the five logos of the five largest companies in Rio Grande do Sul - Brazil. It was concluded that such a proposal is valid for the alignment of the logo analysis and that it can be evolved according to the users' knowledge about the variables addressed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLogomarcapt_BR
dc.subjectLogoen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectBrandingen
dc.subjectArt directionen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectLogotypeen
dc.titleLogomarcas contam histórias: uma proposição de análise de logomarcas através dos elementos da narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073921pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples