Rádio Sucesso: uma experiência de terceirização da programação em radiojornalismo
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2018Advisor
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Subject
Abstract in Portuguese
Esta monografia tem como objetivo mapear e analisar a Rádio Sucesso AM 1.390, de Porto Alegre, no período de 1984 a 1985, quando atuou sob contrato de produção de conteúdo com a empresa Nosso Time Promoções Ltda, terceirizando em parte a sua programação. Para a reconstituição histórica, partiu-se de Alberti (2005), Duarte (2006), Saltalamacchia (1992), Schudson (1993) e Stumpf (2008). Foram realizadas entrevistas com profissionais que fize-ram parte da emissora em seus vários níveis: proprietár ...
Esta monografia tem como objetivo mapear e analisar a Rádio Sucesso AM 1.390, de Porto Alegre, no período de 1984 a 1985, quando atuou sob contrato de produção de conteúdo com a empresa Nosso Time Promoções Ltda, terceirizando em parte a sua programação. Para a reconstituição histórica, partiu-se de Alberti (2005), Duarte (2006), Saltalamacchia (1992), Schudson (1993) e Stumpf (2008). Foram realizadas entrevistas com profissionais que fize-ram parte da emissora em seus vários níveis: proprietários, funcionários contratados e estagiá-rios, além de ter sido consultada a escassa bibliografia existente. Na parte teórica, a monogra-fia transita pela economia política da comunicação para compreender a dinâmica do rádio como negócio, usando como referência Mattelart e Mattelart (1997), Zallo (1988), Mosco (1998), Fonseca (2007) e Smythe (1983). Utiliza ainda, o termo gestão a partir de Dias (2002) e Ferreira (1997), redirecionando-o dentro da lógica de radiodifusão e pensando as possibili-dades de atuação no mercado conforme Keith (2010) e Warren (2005). Acrescentam-se ainda os conceitos de segmento e formato, dentro da análise de Ferraretto (2014), além da periodi-zação proposta pelo mesmo autor (FERRARETTO, 2001, 2007, 2014b). Foram obtidos dados qualitativos para verificar como os integrantes e proprietários da Rádio Sucesso tentam se consolidar diante de um mercado de difícil competitividade no que se refere às figuras hege-mônicas, tendo como protagonistas, em sua maioria, grandes empresas de comunicação. Con-cluiu-se que a Rádio Sucesso oportunizou espaços de criação aos profissionais que dela fize-ram parte, além de revelar outros que viriam a ser importantes do cenário radiofônico de Porto Alegre. ...
Abstract
This monograph aims at mapping and analyzing Radio Sucesso AM 1.390, from Porto Alegre, in the period from 1984 to 1985, when it worked under a content production contract with the company Nosso Time Promoções Ltda, outsourcing some of its program-ming. For the historical reconstitution, we started with Alberti (2005), Duarte (2006), Sal-talamacchia (1992), Schudson (1993) and Stumpf (2008). In-depth interviews were carried out with professionals who were part of the broadcaster at its various ...
This monograph aims at mapping and analyzing Radio Sucesso AM 1.390, from Porto Alegre, in the period from 1984 to 1985, when it worked under a content production contract with the company Nosso Time Promoções Ltda, outsourcing some of its program-ming. For the historical reconstitution, we started with Alberti (2005), Duarte (2006), Sal-talamacchia (1992), Schudson (1993) and Stumpf (2008). In-depth interviews were carried out with professionals who were part of the broadcaster at its various levels: property owners, hired employees and trainees, in addition to having been consulted the scarce existing litera-ture. In the theoretical part, the monograph goes through the political economy of communi-cation to understand the dynamics of radio as a business, using Mattelart and Mattelart (1997), Zallo (1988), Mosco (1998), Fonseca (2007) and Smythe 1983). It also uses the term management from Dias (2002) and Ferreira (1997), redirecting it within the logic of broad-casting and thinking about the possibilities of acting in the market according to Keith (2010) and Warren (2005). Segmentation and format concepts under Ferraretto‟s analysis (2014) are also included, as well as the periodization proposed by the same author (FERRARETTO, 2001, 2007, 2014b). Qualitative data were obtained to verify how the members and owners of Radio Sucesso tried to consolidate themselves before a market of difficult competitiveness regarding the hegemonic figures, having as main protagonists, in vast majority, large compa-nies of communication. It was concluded that Radio Sucesso provided creative opportunities for the professionals who participated in it, as well as revealing others that would become important in Porto Alegre‟s radio scenario. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
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