O fantástico de Franz Kafka recriado : uma análise da animação e do conto Um Médico Rural
dc.contributor.advisor | Golin, Cida | pt_BR |
dc.contributor.author | Rizzatti, Luísa Osório | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T02:30:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181687 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca um diálogo entre a comunicação e a literatura. A primeira área será contemplada através do estudo de um filme animado, enquanto a segunda será representada pela pesquisa acerca do escritor tcheco Franz Kafka. O objetivo central é compreender e investigar como as características narrativas e a atmosfera criada no fantástico de Kafka são trabalhadas em outra mídia, no caso, o audiovisual de animação. Para isso, analisamos o conto Um Médico Rural e a sua adaptação para o cinema a partir da animação homônima criada pelo japonês Koji Yamamura. A metodologia utilizada foi a análise fílmica de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, atrelada aos elementos que compõem a estética das animações, trabalhados por Maureen Furniss. Buscamos desfazer as hierarquias entre a adaptação e a sua obra de partida, colocando as duas em constante diálogo. Assim, consideramos as adaptações como palimpsestos, que, embora carreguem um texto anterior, são capazes de atualizá-lo e de recriá-lo através de um novo olhar. Percebemos que os principais recursos utilizados por Yamamura foram as deformações gráficas no desenho das personagens, o exagero nos gestos, a ênfase no modo de andar e de se movimentar das figuras, as abruptas mudanças de velocidades (aceleração versus lentidão), um trabalho de iluminação voltado à escuridão e uma colorização que privilegiou ora tons frios, ora tons amarelados para passar uma ideia de enfermidade. As bordas pretas ao redor do quadro também foram fundamentais para compor uma atmosfera sombria. Fora isso, a ambientação sonora perturbadora, marcada pelo violino e pelo piano, e as interpretações vocais dos dubladores japoneses configuraram-se como elementos cruciais para recriar o fantástico kafkiano no audiovisual animado a partir de uma roupagem oriental, bastante diferente do universo europeu do escritor. | pt |
dc.description.abstract | This work explores the connection between communication and literature. Its objective is to understand and investigate how the narrative and atmosphere created in the fantastic of Kafka are worked on other media, in particular the audiovisual animation. For that, we analyze the story A Country Doctor and its adaptation to the cinema, the homonymous animation created by Koji Yamamura. The methodology is based on the film analysis of Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété, linked to elements that compose the aesthetics of animations, developed by Maureen Furniss. Our analysis seeks to dissolve the hierarchies between the original work and its adaptation, putting both in constant dialogue. Therefore, we consider adaptations as palimpsests, which, although carrying an earlier text, are capable of updating and re-creating it through a new look. The main features used by Yamamura were the graphic deformations in the character design, the exaggeration of gestures, the emphasis on the peculiar motion of figures, the abrupt changes of speeds (acceleration versus slowness), the enlightenment turned to the darkness and the colorization that privileged cold or yellowish tones. Furthermore, the black edges around the frame were instrumental in composing a gloomy atmosphere. The disturbing sound environment, marked by the violin, the piano and the vocal interpretations of the Japanese voice actors were also configured as crucial elements to re-create the fantastic Kafkaesque. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adaptação para cinema | pt_BR |
dc.subject | Adaptation | en |
dc.subject | Cinema de animação | pt_BR |
dc.subject | Literature | en |
dc.subject | Kafka, Franz, 1883-1924. O médico rural : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Animation | en |
dc.subject | Koji Yamamura | en |
dc.subject | A Country Doctor | en |
dc.title | O fantástico de Franz Kafka recriado : uma análise da animação e do conto Um Médico Rural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001074538 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1830)