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dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Nílton Luiz Feijópt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181681pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem por objetivo analisar a interpretação de corpos trans no teatro a partir da peça “Uma Flor de Dama” (2005), e entender, a partir do olhar e perspectivas de mulheres trans e travestis, de que forma o corpo e suas próprias vivências e trejetórias se constituem como elementos de desconstrução de padrões sociais opressores. A partir das potencialidades do teatro como espaço político e criativo, busca-se entender as vulnerabilidades e as precariedades (BUTLER, 2017) como responsabilidades coletivas, não centradas no sujeito oprimido, reivindicando visibilidade para essas histórias. Sendo assim, a partir de entrevistas em profundidade (DUARTE, 2008), analisa-se a percepção de cinco mulheres trans e travestis sobre a peça, a fim de entendermos as performatividades de gênero e sexualidade (BUTLER, 2003) como estratégias de resistência contra a violenta realidade brasileira. Percebe-se, com isso, que o complexo estrutural branco e cisheteronormativo, através de uma lógica binária de inteligibilidade e reconhecimento de humanidade, sustenta premissas que sistematizam a manutenção dos corpos em sociedade e que, de certa forma, justificam violências cotidianas a quem foge à norma exigida. Percebe-se que isso ocorre através de dispositivos que reproduzem a lógica desse sistema na micropolítica das relações como também em âmbitos macropolíticos, sejam esses espaços privados ou públicos. A invisibilidade e a exclusão dessas identidades nos mais variados espaços de poder explicitam a falsa democracia brasileira ao transformar diferenças em desigualdades. Logo, entendeu-se que as mulheres entrevistadas articulam seus saberes e críticas ao sistema vigente a partir de seus lugares de fala (RIBEIRO, 2017) de acordo com seus marcadores sociais (HOOKS, 1981). Entendeu-se, por fim, que por mais que tenham trajetórias de vida e realidades diferentes identificam-se semelhanças em suas lutas cotidianas, além do reconhecimento de vivências compartilhadas através de seus corpos trans considerados abjetos (PELÚCIO, 2009). Por fim, entende-se o corpo travesti como político em sua existência, porque exige da sociedade a reflexão sobre a interdependência entre todos os sujeitos, precários e vulneráveis.pt
dc.description.abstractThis study aims to analyze transsexual bodies interpretation in theater from the play “Uma Flor de Dama” (2005). It also aims to understand, from the point of view of transsexual women and transvestites, how the body and life experiences of transexual people are constituted as deconstruction elements of oppressor social patterns, claiming their lives and existence possibilities in a context interposed by violence and of precariousness and collective vulnerability. From the potential of theater as a political and creative space, we seek to understand vulnerabilities and precariousness (BUTLER, 2017) as collective responsibilities, not centered on the oppressed subject, claiming visibility for these stories. Thus, from interviews in depth (DUARTE, 2008), the perception of five transsexual women and transvestite on the piece is analyzed, in order to understand the performativity of gender and sexuality (BUTLER, 2003) as resistance strategies against the violent Brazilian reality. In this way, the white and cis-heteronormative structural complex, through a binary logic of intelligibility and recognition of humanity, maintains premises that systematize the maintenance of bodies in society and that, in a way, justify everyday violence to whom escapes the required standard. It is perceived that this occurs through devices that reproduce the logic of this system in the micropolitics of relations as well as in macropolitical environments, whether these spaces are private or public. The invisibility and exclusion of these identities in the most varied spaces of power explain the false Brazilian democracy by transforming differences into inequalities. Therefore, it was understood that the interviewed women articulate their knowledge and criticism to the current system from their places of speech (RIBEIRO, 2017) according to their social markers (HOOKS, 1981). It was understood, finally, that as much as they have different life trajectories and realities, they identify similarities in their daily struggles, as well as the recognition of shared experiences through their transsexual bodies considered abject (PELÚCIO, 2009). Finally, the transvestite body is understood as political in its existence, because it demands from society the reflection on the interdependence between all subjects, precarious and vulnerable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectBodies transposeden
dc.subjectUma Flor de Dama (Peça de teatro)pt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectPerformativityen
dc.subjectTransvestitesen
dc.titleUma Flor de Dama : performatividades e (r)existências de corpos transpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTomazetti, Tainan Paulipt_BR
dc.identifier.nrb001074294pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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