A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
A presente monografia consiste na pesquisa acerca do estudo das estratégias de comunicação no contexto digital no YouTube, especificadamente, atrelado ao caso de Bianca Andrade, que é considerada uma youtuber no ramo da moda e beleza. Sendo assim, no nosso objetivo geral propomos compreender as estratégias de comunicação digital de Bianca Andrade a partir do seu canal no YouTube. Com o intuito de identificar a frequência de publicidade e propaganda no conteúdo disponibilizado na plataforma e o ...
A presente monografia consiste na pesquisa acerca do estudo das estratégias de comunicação no contexto digital no YouTube, especificadamente, atrelado ao caso de Bianca Andrade, que é considerada uma youtuber no ramo da moda e beleza. Sendo assim, no nosso objetivo geral propomos compreender as estratégias de comunicação digital de Bianca Andrade a partir do seu canal no YouTube. Com o intuito de identificar a frequência de publicidade e propaganda no conteúdo disponibilizado na plataforma e o desenvolvimento da youtuber em duas fases: de amadora à profissional. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos evidenciam que a produção de conteúdo na plataforma YouTube permite a elaboração de conteúdos cerceados por publicidade e parcerias, agregando maior rentabilidade ao youtuber. Assim, pudemos perceber que há um fecundo campo a ser explorado pela área publicidade e propaganda na conjuntura da comunicação no YouTube. Entretanto, ressalvamos para a necessidade de que ao apreenderem essas possibilidades para gerar aproximação com o seu consumidor se mantenha o princípio da transparência no conteúdo publicitário criado e que se respeite as lógicas e a cultura do youtuber contratado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License