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dc.contributor.advisorGarcia, Elisete Enir Bernardipt_BR
dc.contributor.authorOtto, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-05T10:26:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181659pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo problematiza a percepção de estudantes da EJA sobre três questões: a) acerca de sua identidade (como sujeitos do campo ou não); b) acerca do meio em que estão inseridos (se reconhecem a cidade de Tramandaí como pertencente ao campo); c) acerca de como veem as suas diferentes realidades sendo trabalhadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa empírica se deu com estudantes do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, localizado no município de Tramandaí-RS, por meio de questionários e observação participante, com o objetivo de apresentar um perfil com aspectos sociais dos estudantes, que responda às problematizações. Os resultados desta investigação indicam que a Educação do Campo necessita de uma visibilidade maior nesta região. Ainda que a instituição pesquisada está caracterizada como urbana, a pesquisa indica que são necessárias políticas públicas voltadas à educação do campo interligadas à oferta da EJA. Além disso, na perspectiva da análise do município, a EJA necessita ser ofertada tanto no diurno quanto no noturno e em diferentes bairros da cidade, bem como na região da Estância, considerada única região rural do município. Outras questões apresentadas pela pesquisa são sobre a perspectiva da EJA lançar-se ao desafio de incorporar na sua proposta pedagógica a pedagogia da alternância, além de pensar estratégias para que as mulheres possam frequentar a EJA sem interrupções de estudos por não ter onde e com quem deixar seus filhos.pt
dc.description.abstractThe present study problematizes the students' perception of EJA on three questions: a) about their identity (as subjects of the field or not); b) about the environment in which they are inserted (they recognize the city of Tramandaí as belonging to the field); c) about how they see their different realities being worked on in Youth and Adult Education (EJA). The empirical research was carried out with high school students of the State Institute of Education Barão de Tramandaí, located in the city of Tramandaí-RS, through questionnaires and participant observation, with the objective of presenting a profile with social aspects of the students, which responds to problematizations. The results of this research indicate that Field Education needs greater visibility in this region. Although the research institution is characterized as urban, the research indicates that public policies are needed for the education of the countryside linked to the EJA offer. In addition, from the perspective of the analysis of the municipality, the EJA needs to be offered both in the daytime and at night and in different neighborhoods of the city, as well as in the region of Estância, considered the only rural region of the municipality. Other questions presented by the research is about the EJA's perspective to embark on the challenge of incorporating in its pedagogical proposal the pedagogy of alternation, as well as thinking strategies so that women can attend the EJA without interruption of studies because they have no where and with whom leave their children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectUrban schoolen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSubject of the fielden
dc.subjectPesquisa empíricapt_BR
dc.subjectField Educationen
dc.titleDa escola que temos a escola que queremos : uma viagem pela Educação do Campo na perspectiva da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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