Listar Tesinas Educación del Campo por título
Mostrando ítems 66-85 de 93
-
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
(2020) [Tesinas de grado]Este trabalho trata sobre o papel formativo dos estágios de docência obrigatórios para o Licenciando(a) em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS/Porto Alegre (EduCampo), a partir do olhar discente. A investigação ... -
O papel político social da educação escolar : um estudo realizado em uma escola pública do Litoral Norte do RS a partir do período pós-golpe de 2016 até o primeiro semestre da pandemia de COVID-19
(2020) [Tesinas de grado]Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar o papel político social da educação escolar e sua contribuição para a transformação da sociedade a partir de uma Escola Pública do Litoral Norte do Rio Grande do ... -
Pedagogia da alternância : cartografando os sentidos do tempo na Licenciatura em Educação do Campo
(2018) [Tesinas de grado]Esta monografia tem como intencionalidade problematizar de que modo a concepção de tempo vem se atualizando no discurso da Pedagogia da Alternância, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFRGS / CLN? E ... -
A percepção de mulheres agricultoras da Comunidade do Arroio do Padre - Itati/RS sobre as relações de gênero
(2019) [Tesinas de grado]O presente trabalho de pesquisa teve como temática principal as questões de gênero visibilizadas em práticas cotidianas que compunham as experiências das mulheres que vivem no campo. Especificamente, a investigação foi ... -
Percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do campo de Torres – RS
(2018) [Tesinas de grado]A EJA é a modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) que os possibilita recuperarem o tempo de estudo que estiveram fora da escola, por isso pesquisamos sobre o que pensam os alunos de EJA que estudam nos anos finais ... -
Plantas alimentícias não convencionais : um estudo de caso no município de Osório no Litoral Norte do Rio Grande do Sul
(2018) [Tesinas de grado]Muito se discute sobre alimento e alimentação e os processos produtivos, agroindustriais e comerciais de produtos tradicionais. Porém, ao longo dos últimos anos vem ganhando força em um ambiente paralelo as Plantas Alimentares ... -
As práticas ecológicas da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT)
(2020) [Tesinas de grado]Esta pesquisa se propõe a entender as práticas ecológicas realizadas através do modelo de cooperativismo desenvolvido pela COOMAFITT (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas). ... -
O processo da reciclagem de garrafas PET no município de Osório/RS
(2018) [Tesinas de grado]No Brasil, temos a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a lei que estabelece diretrizes para os planos municipais e a maneira de como devem ser elaborados, como fiscalizações ambientais, medidas de educação ambiental ... -
Processos de mobilização social em uma escola pública no bairro rural Estância Velha no município de Tramandaí
(2020) [Tesinas de grado]Este estudo investiga se o ensino de ciências da natureza desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Manoel da Silveira, localizado na zona rural do município de Tramandaí, tem relação com os processos de ... -
Produção orgânica em estufa na comunidade rural de Cacimbas, quarto distrito de Mostardas-RS
(2019) [Tesinas de grado]Este trabalho tem como objetivo investigar a produção orgânica em dois diferentes tipos de estufa presentes na comunidade rural de Cacimbas, localizada no quarto distrito de Mostardas, analisando os métodos utilizados pelos ... -
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Santo Antônio da Patrulha - RS
(2018) [Tesinas de grado]A presente pesquisa analisou o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Santo Antônio da Patrulha (SAP), RS, a partir de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo com questionários ... -
Redescobrindo os nossos campos : tecendo a nossa colcha de vivências a partir das relações de saberes com as ciências da natureza
(2018) [Tesinas de grado]Uma escola do/no campo precisa ser pensada a partir de um projeto que fortaleça, valorize os saberes tradicionais, do/no campo e de sua comunidade de forma coletiva. Ou seja, sem ficar no mero discurso pronto, que se deve ... -
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
(2018) [Tesinas de grado]Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão ... -
Resíduos volumosos no ambiente escolar : de problema às possibilidades
(2020) [Tesinas de grado]Esta pesquisa teve como proposta investigar as informações disponíveis aos sujeitos (estudantes do ensino fundamental de 6º a 9º ano) sobre o manejo dos resíduos volumosos e como a temática é abordada em sala de aula pelo ... -
Resistências e (re) existências : “Farmacinha Comunitária” do Vale da Solidão - Maquiné/RS
(2019) [Tesinas de grado]A pesquisa foi realizada com um grupo de mulheres pertencentes à Farmacinha Comunitária Filhas da Esperança do município de Maquiné-R/S, que se reúnem periodicamente para a produção de remédios, elixires e pomadas a base ... -
A sabedoria que vem da terra : diálogos entre mulheres, plantas medicinais e o ensino de ciências da natureza
(2019) [Tesinas de grado]A pesquisa foi realizada junto de mulheres do Assentamento Integração Gaúcha, organizado pelo Movimento de Trabalhadores Sem Terra - MST, localizado no município de Eldorado do Sul, estado do Rio Grande do Sul. O ... -
O sexo feminino nos livros didáticos de Biologia: uma análise na EJA na Escola Nova Sociedade no município de Nova Santa Rita-RS. educação do campo enraizada e contextualizada na ilha da pintada
(2020) [Tesinas de grado]Para cumprir sua função social a escola deve se preocupar não apenas em transmitir conhecimentos as alunas/os, mas em formar cidadãs/ãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. As meninas precisam ... -
Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina, Imbé/RS : um olhar sobre ensinar e aprender Ciências
(2019) [Tesinas de grado]O presente estudo busca conhecer os sujeitos (estudantes e professores) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina de Imbé/RS na relação com o ensinar e aprender ... -
Sustentabilidade no bairro arquipélago - Porto Alegre/RS : contribuições à formação de professores de ciências na educação do campo
(2019) [Tesinas de grado]Com o objetivo de investigar as contribuições para a formação de professores de Ciências na Educação do Campo, o presente artigo apresenta o relato e análise de um memorial de formação que compreende experiências realizadas ... -
Tecendo as redes do processo de inclusão/exclusão dos Ribeirinhos na Ilha da Pintada - RS
(2020) [Tesinas de grado]O Brasil é marcado pela historicidade da luta dos sujeitos com deficiências, que por sua vez possuiu uma caminhada árdua. Esta história é marcada por exclusão, segregação, integração e inclusão. Para conduzir esta jornada ...