Navegação TCC Educação do Campo por Assunto "Ciências da natureza"
Resultados 21-34 de 34
-
O estágio de docência na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo é resultante de um trabalho de conclusão no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) campus Porto Alegre. Investigou-se, o ... -
Herbário : proposta de educação do campo enraizada e contextualizada na ilha da pintada
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo tem o objetivo de mostrar de que modo o herbário e a catalogação das árvores e flores da comunidade pode auxiliar no ensino de Ciências da Natureza, na perspectiva da Educação Campo. A pesquisa demonstra ... -
Horta escolar da Escola Nova Sociedade : como ferramenta de diálogo com as ciências da natureza
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho se trata de uma pesquisa realizada com professores e alunos de uma escola estadual que fica dentro de um assentamento da reforma agrária no município de Nova Santa Rita, RS. Ele aborda questões que vão além ... -
Os impactos da política pública ambiental Lei da Pesca Sustentável (Lei nº 15.223/2018) no setor pesqueiro do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa teve como temática principal de análise os impactos da polí tica p ública, por meio da institucionalização da Lei Ambiental 15.223/2018, para o meio ambiente e para os pescadores artesanais. A investigação ... -
A importância da abordagem teórica de agroecossistemas para formação de professores na área de ciências da Natureza
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade apresentar os resultados obtidos através da pesquisa, realizada com professores formados em licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e professores ... -
A interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza : o que pensam os professores do município de Cidreira
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho é o relato de uma pesquisa realizada nas Escolas Públicas do Município de Cidreira/RS – Litoral Norte. Tem por objetivo compreender o entendimento dos docentes de Ciências da Natureza sobre a interdisciplinaridade ... -
O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo tem como proposta a cartografia de brincadeiras e de jogos nas vivências das crianças, jovens e adultos que vivem na Aldeia Guarani Tekoá Pindó Mirim (Palmeira Pequena), na Colônia de Itapuã na cidade de ... -
Manual do professor : problematizando a relevância e os usos do livro didático no ensino de Ciências da Natureza
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa propõe a reflexão sobre a história, a importância e os usos do livro didático, a partir de pesquisa bibliográfica e a análise de dois Manuais do Professor de Ciências do 9° ano. O Jornadas Cie-Ciências, ... -
Memórias da constituição de um educador do campo
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, que tem o seguinte problema de investigação: Como minha história de vida se relaciona com meu processo de constituição em ... -
O papel do estágio de docência na formação de educadores/as do campo em ciências da natureza da Universidade Federal Rio Grande Do Sul: um olhar discente
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho trata sobre o papel formativo dos estágios de docência obrigatórios para o Licenciando(a) em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFRGS/Porto Alegre (EduCampo), a partir do olhar discente. A investigação ... -
Resíduos volumosos no ambiente escolar : de problema às possibilidades
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa teve como proposta investigar as informações disponíveis aos sujeitos (estudantes do ensino fundamental de 6º a 9º ano) sobre o manejo dos resíduos volumosos e como a temática é abordada em sala de aula pelo ... -
A sabedoria que vem da terra : diálogos entre mulheres, plantas medicinais e o ensino de ciências da natureza
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A pesquisa foi realizada junto de mulheres do Assentamento Integração Gaúcha, organizado pelo Movimento de Trabalhadores Sem Terra - MST, localizado no município de Eldorado do Sul, estado do Rio Grande do Sul. O ... -
Tecnologias digitais para a integração das feiras de alimentos com o ensino de ciências da natureza na educação do campo
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), campus Porto Alegre. Esse trabalho se ... -
Uso de histórias em quadrinhos (HQS) como recurso didático para a aprendizagem em ciências da natureza em uma escola do campo
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]As histórias em quadrinhos vão ao encontro das necessidades do ser humano, na medida em que utilizam fartamente um elemento de comunicação que esteve presente na história da humanidade desde os primórdios: a imagem gráfica ...