Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Jaqueline de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorMüller, Juliana de Limapt_BR
dc.contributor.authorEsteves, Cristianopt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Rochele Pazpt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2018-09-05T02:28:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-8271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181630pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, investigaram-se efeitos de idade e escolaridade e suas interações no desempenho de adultos no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN, que avalia orientação têmporo-espacial, atenção, percepção, memória, linguagem, calculias, praxias e funções executivas. Participaram 627 adultos saudáveis (19 a 90 anos), divididos em três grupos, conforme escolaridade (1 a 4, 5 a 8 e 9 anos ou mais de estudo) e em quatro grupos por idade (19 a 39, 40 a 59, 60 a 75 e 76 a 90 anos). Encontraram-se efeitos de idade e escolaridade em atenção, percepção, memória (de trabalho, verbal episódica, semântica, visual e prospectiva), linguagem oral e escrita, praxias e funções executivas. Interações entre idade e escolaridade foram encontradas em atenção, memória verbal, linguagem oral e escrita. Os resultados destacam que o envelhecimento e a escolaridade impactam de forma heterogênea nas funções cognitivas, assim como os testes neuropsicológicos brasileiros devem sempre considerar a influência dessas variáveis para produzir seus dados normativos.pt
dc.description.abstractThis study investigated the effects of age and schooling and their interactions on the performance of adults in the NEUPSILIN Brief Neuropsychological Assessment Instrument, which evaluates time and space orientation, attention, perception, memory, language, calculation, motor functions, and executive functions. The sample was composed of 627 healthy adults (19 to 90 years), who were divided into three groups according to education range (1 to 4, 5 to 8 and 9 or more years of study) and into four groups by age range (19-39, 40-59, 60-75 and 76-90 years). We identified age and schooling effects in attention, perception, memory (working, verbal episodic, semantic, visual and prospective memory), oral and written language, motor functions, and executive functions. Interactions between age and schooling were observed in attention, verbal memory, and oral and written language tasks. The results highlighted that aging and schooling impact cognitive functions heterogeneously, and that Brazilian neuropsychological tests should always consider the influence of these variables to produce their normative data.en
dc.description.abstractEn este estudio se investigaron los efectos de edad y escolaridad, y las interacciones en el desempeño de adultos en el Instrumento de Evaluación Neuropsicológica Breve NEUPSILIN que evalúa la orientación espacio-temporal, atención, percepción, memoria, lenguaje, cálculos, prácticas y funciones ejecutivas. Participaron 627 adultos que gozaban de buena salud (19-90 años), divididos en tres grupos según el nivel educativo (1 a 4, 5 a 8 y 9 o más años de estudio) y cuatro grupos por edad (19 a 39, 40 a 59, 60 a 75 y 76 a 90 años). Se encontraron efectos de la edad y de educación en atención, percepción, memoria (de trabajo, episódica, semántica, visual y futura) lenguaje, oral y escrita, prácticas y funciones ejecutivas. Interacciones entre edad y escolaridad fueron encontradas en atención, memoria verbal, lenguaje oral y escrita. Los resultados destacan que el envejecimiento y la escolaridad impactan de forma heterogénea en las funciones cognitivas, y que los tests neuropsicológicos brasileños deben considerar siempre la influencia de estas variables para producir datos normativos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 23, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 319-332pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCognitionen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectAgingen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectCogniciónes
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectEnvejecimientoes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectNeuropsicologíaes
dc.titleEfeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILINpt_BR
dc.title.alternativeEffect of age and schooling in the NEUPSILIN brief neuropsychological assessment instrument en
dc.title.alternativeEfecto de edad y escolaridad en instrumento de evaluación neuropsicológica breve NEUPSILIN es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074271pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples