Tendências do cinema contemporâneo brasileiro : modelos de produção e de representação
Fecha
2016Autor
Otro título
Tendencies in Brazilian contemporary cinema : models of production and representation
Materia
Resumo
Este artigo aborda três modelos de produção observáveis hoje no cinema brasileiro contemporâneo: de coproduções com a televisão, de coproduções internacionais e de baixo orçamento. Cada modelo de produção é analisado a partir de um exemplo fílmico: Se eu fosse você 2 (Daniel Filho, 2009), Praia do Futuro (Karim Aïnouz, 2014) e Castanha (Davi Pretto, 2013). Procura-se, com isso, tensionar o que se entende por cinema brasileiro atualmente, já que a diversidade de modelos de produção leva, também, ...
Este artigo aborda três modelos de produção observáveis hoje no cinema brasileiro contemporâneo: de coproduções com a televisão, de coproduções internacionais e de baixo orçamento. Cada modelo de produção é analisado a partir de um exemplo fílmico: Se eu fosse você 2 (Daniel Filho, 2009), Praia do Futuro (Karim Aïnouz, 2014) e Castanha (Davi Pretto, 2013). Procura-se, com isso, tensionar o que se entende por cinema brasileiro atualmente, já que a diversidade de modelos de produção leva, também, a uma diversidade estético-narrativa e de estilos de representação. ...
Abstract
This article explores three different models of film production which can be observed in Brazilian Cinema today: co-productions with television broadcasting companies, international co-productions and low-budget films. Each one of these models is presented here through a filmic example: If I Were You 2 (Se eu fosse você 2, Daniel Filho, 2009), Future Beach (Praia do Futuro, Karim Aïnouz, 2014) and Castanha (Davi Pretto, 2013). The aim hereby is to tense what is understood nowadays by Brazilian ...
This article explores three different models of film production which can be observed in Brazilian Cinema today: co-productions with television broadcasting companies, international co-productions and low-budget films. Each one of these models is presented here through a filmic example: If I Were You 2 (Se eu fosse você 2, Daniel Filho, 2009), Future Beach (Praia do Futuro, Karim Aïnouz, 2014) and Castanha (Davi Pretto, 2013). The aim hereby is to tense what is understood nowadays by Brazilian Cinema, since the diversity in production models leads to an aesthetic-narrative diversity in styles of representation as well. ...
En
Sessões do Imaginário. Porto Alegre. Vol. 21, n. 35 (dez. 2016), p. 2-11
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40977)Ciencias Sociales Aplicadas (4187)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License