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dc.contributor.advisorAlexander, Ianpt_BR
dc.contributor.authorRocha, Akira D’ogata Fujimoto Costa da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-25T02:55:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181467pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura elucidar as formas como a mudança de um paradigma leitor-obra literária para um de leitor/jogador-jogo/obra literária pode afetar a experiência do leitor especificamente no que toca os conceitos de Horizonte de Expectativas e Horizonte de Interpretações no contexto das Ficções Interativas. Ficções Interativas são jogos baseados em texto nos quais o leitor pode interagir com a narrativa, mudando a maneira como a estória se desenrola. Elas oferecem uma abordagem diferente do ato de leitura, tornando o leitor uma parte ativa do storytelling. Prestando atenção aos diferentes métodos utilizados pelos autores destes jogos e através da análise de alguns exemplares selecionados deste gênero, buscamos descobrir como as decisões relativas ao design de jogos se misturam com as escolhas estéticas e narrativas tomadas pelos autores, focando nos efeitos das anteriores no ato de leitura e especialmente na relação entre leitor e texto que é central para a Teoria da Recepção.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to elucidate the ways that the change from a reader-literary work paradigm to a reader/player-game/literary work one can affect the experience of the reader specifically when it comes to the concepts of Horizon of Expectation and Horizon of Interpretation in the context of Interactive Fictions. Interactive Fictions are text based games in which the reader can interact with the narrative, changing the way that the story is played out. They offer a different approach to the act of reading, turning the reader into an active part of the storytelling. By paying close attention to the different methods used by the authors of these games and through the analysis of some prime examples of this genre, we seek to find how the decisions relating to game design mingle with the aesthetic and narrative choices made by the writer, ultimately focusing on the effects of these on the act of reading and specially on the relation between reader and text that is core to the Reception Theory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectInteractive Fictionen
dc.subjectGamesen
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectReception Theoryen
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleReading the game, playing th text : an analysis of the reader in interactive fictionspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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