O capoeira, o imigrante e a navalha em o cortiço
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho apresenta uma visão sobre três elementos existentes no romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, que são a figura do personagem Firmo, o capoeira, do personagem Jerônimo, o imigrante e da navalha, objeto presente no romance que tem papel fundamental no desenlace da narrativa. Através do trabalho de autores como Soares (1997) e Pais (1983) e tendo a narrativa de O cortiço como referência, buscou-se pontos de convergência entre a figura do capoeira, tipo marginalizado da vida urbana br ...
Este trabalho apresenta uma visão sobre três elementos existentes no romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, que são a figura do personagem Firmo, o capoeira, do personagem Jerônimo, o imigrante e da navalha, objeto presente no romance que tem papel fundamental no desenlace da narrativa. Através do trabalho de autores como Soares (1997) e Pais (1983) e tendo a narrativa de O cortiço como referência, buscou-se pontos de convergência entre a figura do capoeira, tipo marginalizado da vida urbana brasileira do século XIX e a figura do imigrante, trabalhador braçal, habitante de cortiços em cidades como Rio de Janeiro. Tendo como elemento fundamental dessa convergência a navalha, chega-se a figura do fadista, personagem recorrente da vida boemia de Lisboa que em muito se aproxima da figura do capoeira brasileiro. ...
Abstract
The present study exposes an overview of three elements in Aluísio Azevedo's novel "O Cortiço", which are the figures of the character Firmo, the 'capoeira', the character Jerônimo, the immigrant, and the razor, which is an object that plays an important role in the denouement of the novel. Through the work of authors like Soares (1997) and Pais (1983), and by having the narrative of "O Cortiço" as a reference, points of convergence between the character of the capoeira, a marginalized type of ...
The present study exposes an overview of three elements in Aluísio Azevedo's novel "O Cortiço", which are the figures of the character Firmo, the 'capoeira', the character Jerônimo, the immigrant, and the razor, which is an object that plays an important role in the denouement of the novel. Through the work of authors like Soares (1997) and Pais (1983), and by having the narrative of "O Cortiço" as a reference, points of convergence between the character of the capoeira, a marginalized type of the Brazilian urban life of the 19th century, and the figure of the immigrant, a handyman, inhabitant of tenements in cities like Rio de Janeiro, were sought out. By having the razor as a fundamental element in this convergence, comes the figure of the fado singer, recurrent character of the bohemian life of Lisbon, and that very much approaches the Brazilian capoeira figure. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1216)
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