Show simple item record

dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorNunes, Diego Brandãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-25T02:55:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181448pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho possui como tema a importância da presença de sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido) como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. As lentes desta pesquisa estão projetadas a partir do estudo do Espaço Geográfico, da Paisagem e do Lugar. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo de caminhos metodológicos que propiciem a percepção do sentido nas aulas, por meio da criação, vivência e atitude dos estudantes, a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos. Utilizamos como referência para o trabalho, as contribuições da linha psicanalítica denominada Logoterapia, formulada pelo psicoterapeuta vienense Viktor E. Frankl (2008), seu trabalho aponta para a superação das dificuldades a partir do encontro com o sentido que os sujeitos atribuem às suas vidas. Após tais aproximações teóricas, apresentamos atividades pedagógicas, baseadas nas contribuições da Logoterapia, nas teorias de Ensino da Geografia e na Epistemologia Genética de Piaget (1974), que consideramos apresentar elementos que favoreçam a atribuição de sentido pelos sujeitos envolvidos em suas aulas e propiciem a construção do conhecimento. O trabalho indica a necessidade de repensarmos nossas práticas, a fim de que nossas aulas possam ir ao encontro da vida de quem estuda Geografia, para que esses alunos desenvolvam habilidade de análise, de reflexão e aplicação do conhecimento estudado para com a vida.pt
dc.description.abstractThe present work has as theme the importance of the presence of meaning in Geography‟s classes. Our analytical delimitation is based on the relationship of meaning as a facilitator or not of the teaching-learning process in Geography. The investigative path applies the Complexity‟s Paradigm as a challenge for understanding of the world based on Qualitative Research Techniques. The lenses of this research are projected from the study of Geographic Space, Landscape and of Place. The research has as initial concern the study of methodological ways that enable the sense‟s perception in the classes, through the creation, experience and attitude of the students, in order that we have epistemological clarity to seek approximations with demands of the Geography teaching‟s area. From this, we problematize the challenges that find in the classrooms, the proximities that this science can possess with the study of meaning and we investigate the possibilities that favor a large attribution of the same on the part of the students. We have like contributions of the psychoanalytic line named Logotherapy, it was developed by the Viennese psychotherapist Viktor E. Frankl (2008), his work aims at overcoming the difficulties from the encounter with the sense that the subjects attribute to their lives. After these theoretical approaches, we show pedagogical activities, based on the contributions of Logotherapy, in Geography‟s Teaching and the Piaget Genetics‟ Epistemology by Piaget (1974), which we consider as showing elements that favor the attribution of meaning by subjects involved in their classes and allow knowledge‟s construction. The work indicates the necessity to rethink our practices, so our classes can come to the meeting of life of those who study Geography, and these students develop analysis‟ ability, reflection and knowledge‟s application studied to life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectLifeen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLogotherapyen
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectMeaningen
dc.titleA importância do sentido no aprender geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre a geografia, o sujeito e o mundopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record