Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGuedes, Paulo Coimbrapt_BR
dc.contributor.authorCorreia, Marianapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-25T02:54:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181423pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento literário na escola de Ensino Fundamental como parte do contexto do ensino de Língua Portuguesa voltado para uma Educação Linguística com vista à formação de leitores literários, bem como esboçar possibilidades teóricas e metodológicas para continuidade deste Projeto. Com esta finalidade, a pesquisa foi realizada em três fases: teórica, estabelecimento dos pressupostos teóricos numa perspectiva transdisciplinar balizada pela Linguística Aplicada e envolvendo conceitos da Linguística, da Teoria Literária e da Pedagogia; reflexiva, contendo relato docente e análise dos dados obtidos através de questionário com os alunos egressos do Projeto Filme e Livro e projetiva, alinhamento das fases anteriores para o esboço de possibilidades teóricas e metodológicas de utilização de textos literários comercias (de massa) e canônicos (clássicos) para o desenvolvimento de projetos que visem ao letramento literário.pt
dc.description.abstractThe research "Among witches, vampires, divergents, and zombies: the formation of the literary reader in school" aims to understand to what extent the reading project "Film and Book" contributed to the recognition of literary literacy in an elementary school, where the focus of Portuguese language teaching is on linguistic education aimed at the formation of literary readers, as well as to design theoretical and methodological possibilities for the continuity of this project. For this purpose, the research was conducted in three phases: theoretical, establishing theoretical assumptions in a transdisciplinary perspective based on Applied Linguistics and involving concepts of Linguistics, Literary Theory and Pedagogy; reflective, containing a teacher report and data analysis obtained through a questionnaire with former students from the “Film and Book” project; and projective, aligning the previous phases to the outlining of theoretical and methodological possibilities of using commercial literary texts (mass literature) and canonical ones (classics) for the development of projects aimed at literary literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLingüística aplicada (ensino)pt_BR
dc.subjectApplied linguisticsen
dc.subjectLiterary literacyen
dc.subjectTeoria da literaturapt_BR
dc.subjectLiterature theoryen
dc.subjectLeitura : Formação do leitorpt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectLingua portuguesa (Brasil) : Ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.titleEntre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075080pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem