Mostrar el registro sencillo del ítem
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
dc.contributor.advisor | Guedes, Paulo Coimbra | pt_BR |
dc.contributor.author | Correia, Mariana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-25T02:54:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181423 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento literário na escola de Ensino Fundamental como parte do contexto do ensino de Língua Portuguesa voltado para uma Educação Linguística com vista à formação de leitores literários, bem como esboçar possibilidades teóricas e metodológicas para continuidade deste Projeto. Com esta finalidade, a pesquisa foi realizada em três fases: teórica, estabelecimento dos pressupostos teóricos numa perspectiva transdisciplinar balizada pela Linguística Aplicada e envolvendo conceitos da Linguística, da Teoria Literária e da Pedagogia; reflexiva, contendo relato docente e análise dos dados obtidos através de questionário com os alunos egressos do Projeto Filme e Livro e projetiva, alinhamento das fases anteriores para o esboço de possibilidades teóricas e metodológicas de utilização de textos literários comercias (de massa) e canônicos (clássicos) para o desenvolvimento de projetos que visem ao letramento literário. | pt |
dc.description.abstract | The research "Among witches, vampires, divergents, and zombies: the formation of the literary reader in school" aims to understand to what extent the reading project "Film and Book" contributed to the recognition of literary literacy in an elementary school, where the focus of Portuguese language teaching is on linguistic education aimed at the formation of literary readers, as well as to design theoretical and methodological possibilities for the continuity of this project. For this purpose, the research was conducted in three phases: theoretical, establishing theoretical assumptions in a transdisciplinary perspective based on Applied Linguistics and involving concepts of Linguistics, Literary Theory and Pedagogy; reflective, containing a teacher report and data analysis obtained through a questionnaire with former students from the “Film and Book” project; and projective, aligning the previous phases to the outlining of theoretical and methodological possibilities of using commercial literary texts (mass literature) and canonical ones (classics) for the development of projects aimed at literary literacy. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Lingüística aplicada (ensino) | pt_BR |
dc.subject | Applied linguistics | en |
dc.subject | Literary literacy | en |
dc.subject | Teoria da literatura | pt_BR |
dc.subject | Literature theory | en |
dc.subject | Leitura : Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.subject | Lingua portuguesa (Brasil) : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura contemporânea | pt_BR |
dc.title | Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075080 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Lingüística, Letras y Artes (2874)Letras (1770)