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dc.contributor.advisorMazzaferro, Jose Antonio Esmeriopt_BR
dc.contributor.authorVendramin, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T02:29:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181396pt_BR
dc.description.abstractNa indústria automotiva, é comum utilizar em juntas parafusadas algum sistema de travamento devido à presença de vibrações na montagem durante sua utilização. Nesses casos onde há a presença de torque prevalente, os procedimentos tradicionais de cálculo de esforços na união não são aplicáveis. Com o objetivo de aplicar a metodologia desenvolvida por Reiff, este trabalho analisa como as variações geométricas dos elementos de travamento da porca de fixação do cinto de segurança traseiro de um veículo impactam no processo de aperto. Como resultado, será apresentada a correlação entre torque prevalente e diâmetro das deformações dos filetes de rosca que atuam como elementos travantes trazendo melhorias para a performance dos processos de aperto uma vez que houve possibilidade de prever o torque prevalente através de uma simples análise dimensional da porca. Além disso, a pré-carga e as tensões no parafuso foram relacionadas com o torque prevalente.pt
dc.description.abstractIn the automotive industry, it is common to use at screwed joints some lock feature due to the presence of vibrations in the assembly during use. In these cases where there is presence of prevailing torque, the standarts procedures of calculating joint efforts are not applicable. With the objective of applying the methodology developed by Reiff, this work analyzes how the geometric variations of the locking elements of the nut of the rear seat belt of a vehicle impact the tightening process. As a result, the correlation between the prevailing torque and the diameter of the deformations of the threads that act as locking elements will be presented, bringing improvements to the performance of the tightening processes since it was possible to predict the prevailing torque through a simple dimensional analysis of the nut. In addition, the preload and the stresses on the bolt were related to the prevailing torque.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrevailing torqueen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectLocked nutsen
dc.subjectScrewed jointsen
dc.titleAnálise de torque prevalente em juntas parafusadas com mecanismo de travamentopt_BR
dc.title.alternativePrevailing torque analysis on screwed joints with locked nuts. 2018. 24 pages. Monografia en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073499pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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