Fábulas com sentido : intervenções e autorias
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Bastos, Ester Julice Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-24T02:29:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181387 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada visa contribuir para a formação de mediadores de leitura. Partindo deste princípio, a pesquisa foi construída sobre a lógica da logoterapia com o uso de fábulas. Respeitando o tripé da Educação: Ensino, Extensão e Pesquisa, este trabalho foi realizado dentro de um projeto de Extensão: Fábulas da Fazenda do Mário. Nosso objetivo era responder à seguinte questão: como as crianças reconstroem as Fábulas incompletas da Fazenda do Mário? Como referencial teórico utilizamos pensadores que abordam o conceito de logoterapia, fábula e narrativas psicológicas. Foi realizada, desta forma, uma pesquisa-ação, em que contamos oito histórias de nossa autoria para vinte crianças de uma escola pública, na cidade de Viamão\RS. Estas histórias abordavam os seguintes conceitos: resiliência, autoconfiança, resolução de problemas e coletividade. As crianças participantes das pesquisas contribuíram com suas intervenções nas fábulas, ressignicando as histórias, construindo hipóteses sobre os personagens e questionando os papeis e valores dos mesmos. Dividimos as contribuições das crianças em três categorias de análise: “A fuga”, em que as crianças falam sobre as fugas que os personagens realizaram; “A moral”, que se refere às conversas e ações/reflexões com as crianças após os momentos da contação das histórias; e “Para Além da Fazenda”, diálogos que as crianças realizaram com outras narrativas. Conclui-se que as fábulas adquirem o olhar/sentido daqueles que as ouvem, a partir de experiências e associações. As intervenções do contador e dos parceiros de escuta influenciam no julgamento e moralização das narrativas, construindo, em cada um deles, uma história própria e coletiva ao mesmo tempo, com características de autoria. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.subject | Logoterapia | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Fábulas com sentido : intervenções e autorias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075186 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)