Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorBastos, Ester Julice Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T02:29:15Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181387pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada visa contribuir para a formação de mediadores de leitura. Partindo deste princípio, a pesquisa foi construída sobre a lógica da logoterapia com o uso de fábulas. Respeitando o tripé da Educação: Ensino, Extensão e Pesquisa, este trabalho foi realizado dentro de um projeto de Extensão: Fábulas da Fazenda do Mário. Nosso objetivo era responder à seguinte questão: como as crianças reconstroem as Fábulas incompletas da Fazenda do Mário? Como referencial teórico utilizamos pensadores que abordam o conceito de logoterapia, fábula e narrativas psicológicas. Foi realizada, desta forma, uma pesquisa-ação, em que contamos oito histórias de nossa autoria para vinte crianças de uma escola pública, na cidade de Viamão\RS. Estas histórias abordavam os seguintes conceitos: resiliência, autoconfiança, resolução de problemas e coletividade. As crianças participantes das pesquisas contribuíram com suas intervenções nas fábulas, ressignicando as histórias, construindo hipóteses sobre os personagens e questionando os papeis e valores dos mesmos. Dividimos as contribuições das crianças em três categorias de análise: “A fuga”, em que as crianças falam sobre as fugas que os personagens realizaram; “A moral”, que se refere às conversas e ações/reflexões com as crianças após os momentos da contação das histórias; e “Para Além da Fazenda”, diálogos que as crianças realizaram com outras narrativas. Conclui-se que as fábulas adquirem o olhar/sentido daqueles que as ouvem, a partir de experiências e associações. As intervenções do contador e dos parceiros de escuta influenciam no julgamento e moralização das narrativas, construindo, em cada um deles, uma história própria e coletiva ao mesmo tempo, com características de autoria.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFábulas com sentido : intervenções e autoriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075186pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples