A participação das famílias no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de caso
Fecha
2018Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho tem como objetivo pesquisar a participação das famílias junto às práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Buscou-se responder às seguintes questões: como acontece a participação das famílias nas propostas pedagógicas e no cotidiano escolar? Como proporcionar esta ação/relação/convívio no cotidiano da escola? Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos do campo da Educação Infantil sobre as famílias no cotidiano escolar. Buscou-se analisar também a normatização e a legisla ...
Este trabalho tem como objetivo pesquisar a participação das famílias junto às práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Buscou-se responder às seguintes questões: como acontece a participação das famílias nas propostas pedagógicas e no cotidiano escolar? Como proporcionar esta ação/relação/convívio no cotidiano da escola? Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos do campo da Educação Infantil sobre as famílias no cotidiano escolar. Buscou-se analisar também a normatização e a legislação específicas sobre Educação Infantil tencionados com textos acadêmicos especializados nesta linha de estudos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três famílias e dois profissionais da escola, com o intuito de coletar dados acerca do problema delimitado. Foram desenvolvidas, também, observações em momentos livres das crianças junto às famílias na escola, em dois encontros, totalizando 16 horas, no período de dois meses, registrados em um caderno de anotações com o objetivo de problematizar, discutir e investigar o tema. O estudo suscitou a partir de seis categorias de análises, como: a importância do convite que acolhe e encoraja a entrada da família na escola e possibilitou constatar como a escola amplia suas formas de participação através de estratégias construídas, como a criação de um blog, festividades e avaliação, desenvolvendo, assim, meios de comunicação entre as famílias e a escola. Constatou-se, também, que o trabalho em equipe, através de uma gestão participativa, é fundamental para a motivação da participação das famílias no contexto escolar. ...
Abstract
This paper aims to research families’ participation in school pedagogical practices. It was aimed to answer the following questions: how does families’ participation happen in pedagogical practices and school routine? How to make this action/relation/living possible within the school routine? To do so, theoretical references on the importance of families’ participation in school’s pedagogical practices were applied. The aim was also to analyze the legislation and official documents regarding Ea ...
This paper aims to research families’ participation in school pedagogical practices. It was aimed to answer the following questions: how does families’ participation happen in pedagogical practices and school routine? How to make this action/relation/living possible within the school routine? To do so, theoretical references on the importance of families’ participation in school’s pedagogical practices were applied. The aim was also to analyze the legislation and official documents regarding Early Childhood and Child Education in comparison to some specialized academic texts in this field. Semi-structured interviews were also conducted with families and school employees in order to collect data regarding to this issue. Comments were also made by observing children’s free moments with their families in the school, in two opportunities, totalizing 16 hours, in the period of two months, registered in a notebook with the objective of discussing and investigating the theme. This study arose the comprehension of the importance of making invitations which welcome and encourages families’ participation through strategies such as the creation of a blog, celebrations and evaluation, developing, thus, means of communication between families and school. It was also found that team’s work, through participative management, is fundamental for motivating families’ participation in school. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Pedagogía (1401)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License