Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAvancini, José Augusto Costapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-22T02:32:04Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.issn2316-901Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181230pt_BR
dc.description.abstractEstuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco, a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor e melhor expressão do gênio nacional. Conclui-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e cultura alemã, abrindo espaço para a valorização do nosso patrimônio histórico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo. N. 36 (1994), p. 47-65pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectNacionalismo na literaturapt_BR
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira : Ensaiopt_BR
dc.subjectAndrade, Mário de, 1893-1945 : Ensaiopt_BR
dc.titleMário e o barrocopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000084975pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem