Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorTatsch, Fabiano Rosapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-18T03:01:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181155pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de conclusão (Trans)Química: ensino, abordagens, desafios e possibilidades parte dos pressupostos da alteridade e heterotopia, possibilitando inferir que a educação formal é excludente quando se trata de pessoas transgêneros. O estudo propõe uma investigação sobre esse público, apresentando dados e objetivando visibilizar os entraves que a expressão de um gênero produz na aquisição de conhecimentos da escola básica. A metodologia segue o paradigma interpretativo qualitativo, e se dá a partir de observação participante, de entrevistas informais e de um estudo de caso. A análise de dados foi feita a partir da análise de discursos e observação dos processos de significação dos sujeitos pesquisados numa ótica Foucaultiana. O projeto tem como fundamento os conceitos sobre discursos de Michael Foucault e trabalha com a relações de poder/saber e constituição de sujeitos. Questões de gênero permearam este trabalho, que procurou dados, evidencias e entendimentos para responder questionamentos como: A que se deve a evasão do público trans das escolas? Como é possível recontextualizar o ensino em química através de vivências distintas, tornando-o mais atrativo. Ao longo do trabalho apresentamos abordagens, apontamos desafios e acreditamos em novas possibilidades para promoção do público transgênero através do ensino de química.pt
dc.description.abstractThe final paper (Trans)Chemistry: teaching, approaches, challenges and possibilities starts from the assumptions of otherness and heterotopy, through which it is possible to infer that formal education is excluding when it comes to transgender people. The study proposes an investigation about this group, presenting data and aiming at unveiling the obstacles produced by the expression of a gender in the acquisition of knowledge in fundamental school. The methodology follows the qualitative interpretative paradigm, and is based on participant observation, informal interviews and a case study. Data analysis was based on the analysis of discourses and observation of the processes of signification of the subjects researched in a Foucaultian view. The project is founded on discourse concepts proposed by Michael Foucault and works with the power/knowledge relations and the constitution of subjects. Gender issues permeated this work, which sought data, evidence and understanding to answer questions such as: What is evasion of the trans public of schools due to? How can one recontextualize teaching in chemistry through different experiences, making it more attractive? Throughout the paper approaches are presented, challenges are identified and new possibilities arise for the promotion of transgender people through the teaching of chemistry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectTranssexualityen
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectENEMen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFormal learningen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectOthernessen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectEducação formalpt_BR
dc.title(Trans)química : ensino, abordagens, desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073739pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples