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dc.contributor.advisorFerrão, Marco Flôrespt_BR
dc.contributor.authorSales, Jamila Bittencourt dept_BR
dc.date.accessioned2018-08-18T03:01:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181116pt_BR
dc.description.abstractA gasolina é um combustível de composição complexa, constituído por hidrocarbonetos aromáticos, olefínicos e saturados e alguns compostos contendo enxofre e metais. A estrutura química dos hidrocarbonetos da gasolina tem grande influência na sua qualidade, que é assegurada através de diversas análises especificadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Um dos parâmetros mais importantes no controle de qualidade da gasolina é o número de octanas, que é muito relacionado com a composição, e indica a resistência do combustível à auto-ignição. Com o intuito de garantir o atendimento às especificações de forma mais rápida e precisa, muitos métodos alternativos têm sido estudados, em substituição às análises clássicas, que são caras e trabalhosas. Neste contexto, buscou-se, através deste trabalho, que foi realizado em empresa do setor petroquímico, implementar metodologia para determinação do número de octano motor (MON) e teor de aromáticos e olefinas da gasolina, utilizando espectroscopia no infravermelho próximo e quimiometria. Para tanto, diversos espectros de gasolinas foram coletados, pré-tratados pelo uso de primeira derivada e submetidos à calibração multivariada utilizando o algoritmo de regressão por quadrados mínimos parciais (PLS). O modelo criado para o MON obteve raiz da média quadrática dos resíduos de previsão (RMSEP) igual a 0,2951 e boa correlação com as técnicas tradicionais, principalmente para a faixa de MON de 82,0 e 83,6, devendo ser completado para possível utilização em outras faixas. A regressão para predição de aromáticos apresentou RMSEP igual a 1,0978% e coeficiente de correlação da curva de predição de 0,6030, logo, a metodologia proposta precisa ser reavaliada antes de ser utilizada. Já o modelo para determinação de olefinas, com R2=0,9529 e RMSEP igual a 0,5744%, demonstrou alta correlação com a metodologia de referência, podendo ser uma alternativa para análise de gasolinas.pt
dc.description.abstractGasoline is a fuel of complex composition formed by aromatic, olefinic and saturated hydrocarbons and some compounds containing sulfur and metals. The chemical structure of the gasoline’s hydrocarbons has a huge influence in her quality, which is ensured through various analyses specified by National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP). One of the most important parameter to control the gasoline’s quality is the octane number, which is so related to the composition and indicates the resistance to the fuel selfignition. With the purpose of guaranteeing the specifications more quickly and accurately, many alternative methods have been studied, in substitution of the classic analyses, which are expensive and laborious. In this context, it was sought through this work, which was carried out in a petrochemical company, implement methodology to determine Motor Octane Number (MON) and aromatic and olefins content of gasoline by Near Infrared (NIR) Spectroscopy and chemometrics. For this purpose several spectra were acquired, pre-treated by first derivative and subjected to multivariate calibration using Partial Least Squares (PLS) algorithm. The model developed for MON got Root Mean Square Error of Prediction (RMSEP) value of 0.2951 and a good correlation with traditional techniques, especially between MON 82.0 and 83.6, should be completed to be used in another range. The regression for aromatic’s prediction presented RMSEP as 1.0978% and correlation coefficient of the prediction curve of 0.6030, therefore the proposed methodology needs to be reevaluated before being used. The model for olefins determination, however, with R2= 0.9529 and RMSEP as 0.5744%, demonstrated high correlation with the reference methodology, and can be implemented to gasoline analyses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGasolineen
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectMONen
dc.subjectEspectroscopia no infravermelhopt_BR
dc.subjectQuimiometriapt_BR
dc.subjectPartial Least Squares Regression (PLS)en
dc.subjectCalibração multivariadapt_BR
dc.subjectPrincipal Components Analysis (PCA)en
dc.subjectMultivariate Calibrationen
dc.subjectAnálise por componentes principais (PCA)pt_BR
dc.subjectChemometrics.en
dc.subjectNear Infrared Spectroscopyen
dc.subjectOctaneen
dc.titleEstudo da viabilidade de implementação de metodologia para análise de parâmetros da gasolina empregando espectroscopia de infravermelho próximo e quimiometriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationQuímica Industrialpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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