Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorViscardi, Janine Rachelpt_BR
dc.date.accessioned2018-08-18T03:01:12Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181111pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não puderam concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas. Essa modalidade de ensino exige um currículo reflexivo, que envolva conteúdos relacionados à realidade dos estudantes e projetos pedagógicos planejados de maneira que contemplem o multiculturalismo e a experiência de vida já adquirida pelos discentes. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre, e teve como objetivo realizar uma experimentação didática inspirada na abordagem freireana para a Educação de Jovens e Adultos. A fim de conhecer as turmas e a realidade de cada sujeito constituinte do grupo aplicou-se o instrumento inicial de levantamento de dados, a partir dessas informações escolheu-se o Tema Gerador para o desenvolvimento da Sequência Didática, posteriormente, o material produzido foi trabalhado em turmas da segunda etapa da EJA e, por fim, aplicou-se o questionário para diagnóstico final. Os dados obtidos durante a experimentação didática indicam que o Tema Gerador Alimentos e as aulas permitiram que os alunos enxergassem a disciplina e os conceitos trabalhados sob uma nova concepção, uma vez que buscou dialogar e relacionar a bagagem de conhecimentos prévios dos discentes com conceitos científicos, demonstrando assim o sucesso do tratamento didático adotado.pt
dc.description.abstractThe Youth and Adult Education is the modality of education that aims to provide school education for those who did not have access or could not complete primary or secondary education at the appropriate ages. This type of education requires a reflective curriculum that involves content related to students' reality and pedagogical projects designed in such a way as to contemplate multiculturalism and the experience of life already acquired by the students. The present work was developed at the Anne Frank State School in Porto Alegre, Brazil, and had as its objective to carry out a didactic experimentation inspired by the Freirean approach to Youth and Adult Education. In order to know the classes and the reality of each constituent subject of the group the initial instrument of data collection was applied, from this information the Generator Theme was chosen for the development of the Didactic Sequence, later the material produced was worked in groups of the second stage of the EJA and, finally, the questionnaire was applied for final diagnosis. The data obtained during the didactic experimentation indicate that the Food Generator Theme and the classes allowed the students to see the discipline and concepts worked under a new conception, since it sought to dialogue and to relate the baggage of previous knowledge of the students with scientific concepts, thus demonstrating the success of the didactic treatment adopted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education Programmesen
dc.subjectGenerator Themeen
dc.subjectTema geradorpt_BR
dc.subjectFreirean approachen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleUma utilização da abordagem freireana para o ensino de química na Educação de Jovens e Adultos : EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073700pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples