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Adoção, desenvolvimento infantil e práticas educativas parentais : do psicodiagnóstico à compreensão psicodinâmica
dc.contributor.advisor | Bandeira, Denise Ruschel | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Daiane Silva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-16T02:38:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181034 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo descrever uma avaliação psicológica realizada e elaborar um entendimento psicodinâmico de fatores relacionados a questões da história da avalianda, tais como adoção, desenvolvimento infantil, obesidade infantil, bullying, resiliência e Estilos e Práticas Educativas Parentais. A partir da história clínica da avalianda e das hipóteses iniciais que foram testadas no processo avaliativo, a avaliadora infere elementos e pensa-os à luz de teorias que possam contribuir para a compreensão do caso. Serão expostos alguns dos pressupostos teóricos pesquisados a partir de aspectos relevantes para o entendimento do caso avaliado. Participou desse estudo uma criança do sexo feminino, da raça negra, que tinha, à época da avaliação, onze anos de idade e estava cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, encaminhada para avaliação psicológica pela Psicóloga de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade em que reside, com a queixa de dificuldade de aprendizagem, dificuldade de concentração e dificuldades de relacionamento com os colegas. Este se trata de um estudo de caso único, com delineamento transversal, escolhido por apresentar diversos aspectos que pareciam apresentar relação com a etiomologia de questões da história clínica da paciente e de motivos que levaram ao encaminhamento para a avaliação. Inúmeros elementos da história da avalianda permitem estabelecer relações com as suas dificuldades: adoção intrafamiliar, fatores de risco para o desenvolvimento, episódios em que foi vítima de bullying na escola, por exemplo, parecem estar ligados à sua ansiedade, dependência, baixa autoestima, ansiedade, insegurança e sentimento de solidão. A compreensão psicodinâmica do caso corroborou as indicações terapêuticas e ressaltou a necessidade de psicoterapia individual para a menina. A compreensão dos fatores relevantes do caso apontou a importância de um ambiente psicologicamente saudável para o desenvolvimento da avalianda, com maior interação social, práticas educativas positivas. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicodiagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Crianças adotivas | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Adoção, desenvolvimento infantil e práticas educativas parentais : do psicodiagnóstico à compreensão psicodinâmica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990842 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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