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Papel dos zoológicos na educação ambiental : percepções sobre a realidade de dois zoológicos da Grande Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria João Veloso da Costa Ramos | pt_BR |
dc.contributor.author | Rakowski, Ítalo Kenne | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-28T02:45:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180675 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação ambiental é uma das formas de construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. A compartimentalização do currículo de grande parte das escolas não permite a criação de uma identidade do ser humano como parte da natureza, mas essa característica pode ser desenvolvida em uma proposta educativa não-formal. Os zoológicos, como espaços de educação não-formal, são locais propícios para a divulgação de informações sobre os animais silvestres e a formação de hábitos e atitudes positivas em relação à conservação da natureza. Esse grande potencial educativo, associado ao fato de que foram encontrados poucos estudos sobre a efetividade da educação realizada nesses espaços, levou à necessidade de analisar como os zoológicos estavam desenvolvendo esse potencial educativo. Desta forma, esse trabalho teve como objetivo descrever e analisar os projetos de educação ambiental realizados em zoológicos do RS, assim como listar e interpretar as principais potencialidades e limitações da educação ambiental em uma visita ao zoológico. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com biólogas atuantes em dois dos zoológicos do estado, além de observações realizadas nos zoológicos e, para a delimitação dos potenciais e limitações, foram feitas entrevistas informais com biólogas com conhecimento sobre educação e manejo de fauna. Os resultados do estudo evidenciaram que os zoológicos estudados trabalham a temática da educação ambiental de muitas maneiras distintas, mas as que mais se destacaram foram as visitas guiadas e as inserções nas escolas, na forma de aulas ou palestras. A listagem e análise das potencialidades e limitações da EA nesses espaços mostrou que os zoológicos apresentam uma gama bastante grande de temáticas e maneiras possíveis de gerar novos hábitos nos visitantes, mas, se não for muito bem organizada, pode acabar reforçando ideias equivocadas sobre conservação da natureza. Os resultados indicam que as equipes de educação ambiental dos zoológicos são desafiadas a construir estratégias para sensibilizar pessoas que realizam as visitas sem nenhum interesse em adquirir novos conhecimentos. Demonstra também a importância de se realizarem mais estudos de avaliação da educação ambiental, mais especificamente em relação à maneira que a visita ao zoológico afeta os visitantes. Além disso, é necessário repensar se a forma que os zoológicos estão estruturados, investindo na maior visitação possível e restringindo o bem-estar dos animais é a melhor forma de se atingirem os objetivos a que essas instituições se propõem. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Zoologico | pt_BR |
dc.title | Papel dos zoológicos na educação ambiental : percepções sobre a realidade de dois zoológicos da Grande Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001063413 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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