O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Sendo o humano um ser social e afetivo necessitamos de aspectos que envolvam emoções e sentimentos tanto quanto que envolvam inteligência e conhecimentos para a constituição do sujeito. Nas salas de aulas, onde dá-se grande parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, a presença de um vínculo afetivo nas relações professor-aluno se faz de suma importância, pois para que aprenda, o aluno necessita de um ambiente que propicie possibilidade de interação, de confiança e motivação. Estas caracte ...
Sendo o humano um ser social e afetivo necessitamos de aspectos que envolvam emoções e sentimentos tanto quanto que envolvam inteligência e conhecimentos para a constituição do sujeito. Nas salas de aulas, onde dá-se grande parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, a presença de um vínculo afetivo nas relações professor-aluno se faz de suma importância, pois para que aprenda, o aluno necessita de um ambiente que propicie possibilidade de interação, de confiança e motivação. Estas características do ambiente de sala de aula são conquistadas por meio das relações estabelecidas entre os pares professor e aluno. O objetivo desta pesquisa é verificar a presença ou ausência de afetividade nestas relações e se estas influenciam nas aprendizagens dos estudantes, tendo como hipótese a confirmação desta influência. A metodologia aqui utilizada consta da formulação de questionário direcionado aos alunos de segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto, situado em Gravataí-RS. Sendo esta uma pesquisa de viés qualitativo e com uso do método de análise de conteúdo. A técnica de análise de conteúdo aqui utilizada foi a análise temática, e os dados foram analisados por meio da formação de categorias. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que os afetos nas relações de sala de aula têm efeito sobre a aprendizagem dos estudantes. De forma que os alunos dão maior ênfase a afetividade nas relações com seus professores e no processo de suas aprendizagens. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License