Uma experiência de geometria plana com tecnologias no ensino básico : um olhar a partir da Teoria de Van Hiele
dc.contributor.author | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Gayeski, Rose Grochot | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T02:33:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8079 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180297 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar os resultados de uma sequência de atividades desenvolvidas no software GeoGebra e feitas com estudantes do Ensino Médio. O conteúdo desenvolvido nas atividades foi o de Geometria Plana com ênfase em polígonos e quadriláteros notáveis. O artigo tece também reflexões sobre como a tecnologia pode potencializar e auxiliar o professor no ensino da Geometria. As atividades desenvolvidas tiveram o aporte teórico no modelo de pensamento geométrico de Van Hiele e a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula está fundamentada em uma perspectiva teórica conforme os autores estudados. A reflexão aqui apresentada é fruto de um estudo qualitativo, no qual se utilizou o software GeoGebra como recurso tecnológico. Como intuito de averiguar o desenvolvimento de competências e habilidades geométricas foi realizado com a turma durante o experimento de ensino um pré-teste e um pós-teste. A título de conclusão infere-se que o experimento de ensino possibilitou aos estudantes avançar progressivamente na construção de conhecimentos sobre polígonos e quadriláteros notáveis; e ao professor-pesquisador, refletir sobre a qualidade do ensino da geometria quando se integram recursos tecnológicos ao fazer docente. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 7, n. 1 (2018), p. 1-17 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.title | Uma experiência de geometria plana com tecnologias no ensino básico : um olhar a partir da Teoria de Van Hiele | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001070844 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Exatas e da Terra (6132)