Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
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Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo tem por objetivo desenvolver relacionamentos com clientes do Consultório Médico, através da utilização de práticas de marketing de relacionamento. Com base na revisão bibliográfica em livros, periódicos, sites e teses, buscou-se estudar, basicamente, conceitos de marketing de relacionamento, clientes, segmentação, serviços de saúde e marketing de serviços. O processo de transformação do marketing de massa para o marketing de relacionamento foi compreendido, assim como a evolução do ...
Este estudo tem por objetivo desenvolver relacionamentos com clientes do Consultório Médico, através da utilização de práticas de marketing de relacionamento. Com base na revisão bibliográfica em livros, periódicos, sites e teses, buscou-se estudar, basicamente, conceitos de marketing de relacionamento, clientes, segmentação, serviços de saúde e marketing de serviços. O processo de transformação do marketing de massa para o marketing de relacionamento foi compreendido, assim como a evolução do comportamento do cliente. Os serviços de saúde, que antes exigiam a adaptação dos clientes ao serviço, agora tem o desafio de adaptar-se a esta nova realidade, com consumidores cada vez mais exigentes. A situação atual do Consultório Médico e as necessidades dos seus clientes foram analisadas, fazendo-se um comparativo entre o serviço oferecido e a adequação do mesmo às exigências dos clientes. Verificaram-se muitas oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos com os clientes, visando à retenção dos mesmos, além da prospecção de novos clientes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3221)
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