O flashback e a narrativa não-linear subjetiva em Following (de Christopher Nolan)
Fecha
2017Materia
Resumo
O presente artigo investiga o conceito da narrativa não linear subjetiva no cinema, tal qual identificado a partir dos estudos de autores como Elsaesser (2009), Eig (2003) e Panek (2006), que dissertaram sobre um grupo de filmes que investem em um modo específico de conceber narrativas não lineares de caráter subjetivo ao organizarem sua não linearidade de acordo com a situação mental de seus personagens. Tendo como foco os modos de utilização do flashback nesse contexto, foi escolhido o filme ...
O presente artigo investiga o conceito da narrativa não linear subjetiva no cinema, tal qual identificado a partir dos estudos de autores como Elsaesser (2009), Eig (2003) e Panek (2006), que dissertaram sobre um grupo de filmes que investem em um modo específico de conceber narrativas não lineares de caráter subjetivo ao organizarem sua não linearidade de acordo com a situação mental de seus personagens. Tendo como foco os modos de utilização do flashback nesse contexto, foi escolhido o filme Following (Christopher Nolan, 1998), como objeto de análise, uma vez que ocorre nesta obra uma grande predominância de flashbacks empregados segundo as prerrogativas do modelo de narrativa não linear subjetiva. ...
Abstract
En
Imagofagia: revista virtual de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual [recurso eletrônico]. Buenos Aires : Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. N. 16 (2017), p. 190-215
Origen
Estranjero
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39774)Ciencias Sociales Aplicadas (4037)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License