Modelos matemáticos a partir da construção de um termômetro de água
Visualizar/abrir
Data
2014Tipo
Outro título
Mathematical models from the construction of a water thermometer
Assunto
Resumo
Neste artigo, são feitas considerações acerca da construção de modelos matemáticos que expliquem ou descrevam experimentos simples que podem ser feitos em sala de aula ou em laboratório escolar. O trabalho apresenta a construção de um termômetro de água, a partir de materiais simples, realizada por uma estudante do sexto ano do Ensino Fundamental, bem como os dados por ela coletados com este instrumento em duas situações: primeiro expondo o termômetro ao sol, ou seja, aquecendo-o, e, logo a seg ...
Neste artigo, são feitas considerações acerca da construção de modelos matemáticos que expliquem ou descrevam experimentos simples que podem ser feitos em sala de aula ou em laboratório escolar. O trabalho apresenta a construção de um termômetro de água, a partir de materiais simples, realizada por uma estudante do sexto ano do Ensino Fundamental, bem como os dados por ela coletados com este instrumento em duas situações: primeiro expondo o termômetro ao sol, ou seja, aquecendo-o, e, logo a seguir, colocando o termômetro em um ambiente com temperatura inferior, aproximadamente constante, ou seja, resfriando-o. A seguir são apresentados modelos matemáticos construídos em linguagem acessível a alunos de Ensino Médio a partir dos mesmos dados. Finalmente, são feitas algumas considerações acerca do modelo clássico de resfriamento. ...
Abstract
In this paper, we explore the idea of constructing mathematical models, which explain or describe simple experiments that can be realized in the classroom or school laboratory. This work shows the construction of a water thermometer from simple materials realized by a sixth grade student, as well as the data collected by her with this tool on two situations: first exposing this thermometer to the sun in order to heat it, and, soon after, putting it on a room with a lower and approximately const ...
In this paper, we explore the idea of constructing mathematical models, which explain or describe simple experiments that can be realized in the classroom or school laboratory. This work shows the construction of a water thermometer from simple materials realized by a sixth grade student, as well as the data collected by her with this tool on two situations: first exposing this thermometer to the sun in order to heat it, and, soon after, putting it on a room with a lower and approximately constant temperature, thereby cooling it. After, we present mathematical models written in an accessible way for high school students using the same data. Finally, we make some considerations regarding the classic model of cooling. ...
Contido em
Vidya. Santa Maria. Vol. 34, n. 1 (2014), p. 133-148
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Exatas e da Terra (6085)
Este item está licenciado na Creative Commons License