O movimento da matemática moderna no Brasil : encontro de certezas e ambigüidades
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Data
2006Autor
Tipo
Outro título
Modern mathematics movement in Brazil : conjunction of certainties and ambiguities
Assunto
Resumo
O texto analisa o discurso veiculado por protagonistas do movimento da matemática moderna em São Paulo, nos anos 60, considerando esse discurso como expressão de crenças, valores e objetivos e como instrumento para busca de adesão e apoio ao movimento. São examinadas as identificações que permitiram o convívio de diferentes práticas e visões sobre o ensino e a aprendizagem e diferenças que ficaram encobertas pelas ambigüidades do discurso veiculado. O texto argumenta que essa combinação de iden ...
O texto analisa o discurso veiculado por protagonistas do movimento da matemática moderna em São Paulo, nos anos 60, considerando esse discurso como expressão de crenças, valores e objetivos e como instrumento para busca de adesão e apoio ao movimento. São examinadas as identificações que permitiram o convívio de diferentes práticas e visões sobre o ensino e a aprendizagem e diferenças que ficaram encobertas pelas ambigüidades do discurso veiculado. O texto argumenta que essa combinação de identificações e diferenças é relevante para a compreensão do alcance do movimento, em termos de divulgação de idéias e mobilização de professores. ...
Abstract
This article analyses the ideas disseminated by modern mathematics movement protagonists in são paulo, brazil, in the sixties. such ideas are taken as expressing beliefs and goals as well as tools in the search for support and adherence to the movement. the author examines, on the one side, assertions supported by participants with different practices and views concerning teaching and learning and, on the other side, variances that were disguised in their propagated speech. it is argued that su ...
This article analyses the ideas disseminated by modern mathematics movement protagonists in são paulo, brazil, in the sixties. such ideas are taken as expressing beliefs and goals as well as tools in the search for support and adherence to the movement. the author examines, on the one side, assertions supported by participants with different practices and views concerning teaching and learning and, on the other side, variances that were disguised in their propagated speech. it is argued that such conjunction of agreements and disguised variances is relevant to the understanding of the intense spread of ideas and mobilization of teachers promoted by the movement. ...
Contido em
Revista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 6, n. 18 (maio/ago. 2006), p. 35-47
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