Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social
Fecha
2017Otro título
Extension of school functions and the redefinition of school knowledge : implications of the social educationalization
Materia
Resumo
Este texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza-se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era compreendido como conhecimento escolar. ...
Este texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza-se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era compreendido como conhecimento escolar. Compreende-se que esses dois processos – o alargamento das funções da escola e a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares – encontram-se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social. ...
Abstract
This paper discusses the role of public schools in contemporary, analyzing official documents that legislate about different policies and programs; and semi-structured interviews with teachers and principals in public schools the metropolitan region of Porto Alegre. Among the results, declare that currently visualize a movement of extension of those functions assigned to schools. That moviment has produced a reconfiguration of what has been understood until now as school knowledge. Understand t ...
This paper discusses the role of public schools in contemporary, analyzing official documents that legislate about different policies and programs; and semi-structured interviews with teachers and principals in public schools the metropolitan region of Porto Alegre. Among the results, declare that currently visualize a movement of extension of those functions assigned to schools. That moviment has produced a reconfiguration of what has been understood until now as school knowledge. Understand that these two processes – the extension of school functions and a contemporary redefinition of school knowledge - are interwoven into a larger movement that some authors have called the social educationalization. ...
En
Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 26, n. 63 (set./dez. 2017), p. 817-835
Origen
Estranjero
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40021)Ciencias Humanas (6885)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License