Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorFühr, Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2018-07-04T02:26:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180043pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto explorado na prática de ensino fora geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões sobre a prática docente, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do seu inacabamento inerente ao fazer docente.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to explain a teaching experience that occurred in a subject of undergraduate degree in Mathematics in the first semester of 2017 in a federal teaching institution. As it is a theoretical-practical discipline, graduates should plan, execute and reflect on a practice that should happen at the basic level of teaching. On the occasion the subject explored in the practice of teaching outside geometry and the target audience high school students in the modality of Youth and Adult Education (EJA). With the theoretical foundation anchored in authors who emphasize the proximity that mathematics should have with the reality of the students, here is presented a theoretical-methodological and reflexive clipping about the constituting teacher of mathematics in initial formation. With the study it is possible to infer that when approaching theoretical readings and reflections on the teaching practice, already in the undergraduate course, the future teacher becomes aware of its incompleteness inherent in teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 414-424pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectGeometria : Ensinopt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.title“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJApt_BR
dc.title.alternative"Putting the hand in the mass" : elaboration, execution and reflection on a teaching practice of geometry in the EJAen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001068718pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples