Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBittencourt, Helio Radkept_BR
dc.contributor.authorViali, Lorípt_BR
dc.contributor.authorCasartelli, Alam de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Alziro Cesar de Moraispt_BR
dc.date.accessioned2018-07-03T02:25:43Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0103-6831pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180001pt_BR
dc.description.abstractA criação do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) pode ser considerada a principal inovação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação ao antecessor Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como “Provão”. O IDD visa a responder a críticas que apontavam para o favorecimento de instituições públicas na obtenção de conceitos mais elevados, influenciados pelo nível de entrada dos alunos, supostamente mais elevado em razão das dificuldades de ingresso. Este artigo propõe-se a examinar especificamente os dois conceitos derivados do ENADE – o próprio conceito Enade e o IDD – e a relação entre eles. Para embasar a discussão, uma análise estatística dos resultados encontrados na avaliação trienal 2004-2006 é apresentada.pt_BR
dc.description.abstractLa creación del Indicador de Diferencia de Desempeño (IDD) puede ser considerada la principal innovación del Examen Nacional de Desempeño de los Estudiantes (ENADE) en relación al anterior Examen Nacional de Cursos, más conocido como “Provão”. El IDD busca responder a críticas que señalaban el beneficio de instituciones públicas en la obtención de conceptos más elevados, influenciados por el nivel de ingreso de los alumnos, supuestamente más elevado debido a las dificultades de dicho ingreso. Este artículo se propone examinar específicamente los dos conceptos derivados del ENADE – el propio concepto Enade y el IDD – y la relación entre ellos. Para dar soporte a la discusión, se presenta también un análisis estadístico de los resultados obtenidos en la evaluación trienal (2004-2006).es
dc.description.abstractThe Gap Performance Index (IDD) could be considered the main innovation of the National Exam of Students’ Performance (ENADE) related to the National Exam of Courses, known as “Provão”. IDD aims to respond to criticisms which pointed to results that favored public institutions in obtaining higher evaluations, influenced by their students’ entry level, supposedly higher because access conditions are more difficult. This paper specifically examines both concepts derived from ENADE – the ENADE concept itself and the IDD concept – focusing on their relationship. In order to support the discussion, a statistical analysis of the results from the years 2004-2006 is presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em avaliação educacional. São Paulo. Vol. 19, no. 40 (maio/ago. 2008), p. 247-262pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIDDen
dc.subjectEnsino superior : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectENADEen
dc.subjectEvaluación de la educación superioren
dc.subjectEducación superioren
dc.subjectHigher education evaluationen
dc.subjectHigher educationen
dc.titleUma análise da relação entre os conceitos Enade e IDDpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000719637pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem