A comercialização de alimentos da agricultura familiar no município de Vila Lângaro /RS
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho, que apresenta como temática a comercialização de alimentos pela agricultura familiar no município de Vila Lângaro /RS, propõe-se a fazer uma abordagem exploratória sobre agricultores/as que comercializam alimentos produzidos e processados em suas pequenas propriedades. O trabalho aborda também as dificuldades e desafios para a realização de cada edição da feira realizada no município de Vila Lângaro. Para abordar tais questões, foram realizadas entrevistas com os produtores ...
O presente trabalho, que apresenta como temática a comercialização de alimentos pela agricultura familiar no município de Vila Lângaro /RS, propõe-se a fazer uma abordagem exploratória sobre agricultores/as que comercializam alimentos produzidos e processados em suas pequenas propriedades. O trabalho aborda também as dificuldades e desafios para a realização de cada edição da feira realizada no município de Vila Lângaro. Para abordar tais questões, foram realizadas entrevistas com os produtores e agentes de comercialização do município. Os resultados evidenciam que há, em Vila Lângaro, diferentes circuitos curtos de comercialização para os produtos da agricultura familiar, sendo que, destes, merece destaque a feira local que, tendo sido criada recentemente, desempenha importante papel não apenas para a comercialização, mas também para o reconhecimento desses produtos que, muitas vezes, não são reconhecidos pelo varejo tradicional (mercado e supermercados). Há uma troca mediante a aquisição dos produtos: valorizar a comercialização de produtos da agricultura familiar, produzidos artesanalmente e propiciar o convívio e a troca entre os envolvidos, sejam eles os expositores, os consumidores ou aqueles que só vão para conhecer a feira. Em geral, os consumidores buscam, nessa modalidade de comercialização, qualidade, diversidade e variedade de produtos e alimentos onde cada um, da sua maneira, produz alimentos com um diferencial pelo seu sabor e por serem alimento direto do produtor. A feira acaba tomando estatus de um centro de comercialização de produtos da agricultura familiar. ...
Resumen
El presente trabajo, que presenta la temática la comercialización de alimentos por la agricultura familiar en el município de Vila Lângaro /RS, se propone hacer un abordage investigativa sobre agricultores/as que hacen la comercialización de alimentosproducidos en sus pequeñas propiedades. El trabajo aborda también las ificultades y desafíos para la realización de cada edición de la feria en el municipio de Vila Lângaro. Para abordar tales cuestioness, fueran hechas encuestas con los productore ...
El presente trabajo, que presenta la temática la comercialización de alimentos por la agricultura familiar en el município de Vila Lângaro /RS, se propone hacer un abordage investigativa sobre agricultores/as que hacen la comercialización de alimentosproducidos en sus pequeñas propiedades. El trabajo aborda también las ificultades y desafíos para la realización de cada edición de la feria en el municipio de Vila Lângaro. Para abordar tales cuestioness, fueran hechas encuestas con los productores y agentes de comercialización del municipio. Los resultados evidencian que hay, en Vila Lângaro, diferentes circuitos curtos de comercialización para los productos de la agricultura familiar, siendo que, de estos, merece destaque la feira local que, fue creada recientemente, desarrola importante papel no solamente para la comercialización, pero también para el reconocimiento de eses productos que, mchas veces, no son reconocidos por la venta al por menor tradicional (mercados y súper). Hay un cambio mediante la aquisición de los productos: valorar la comercialización de productos de la agricultura familiar, producidos artesanalmente y propiciar la convivencia y el cambio entre los envueltos, sean ellos los expositores, o consumidores o aquellos que solo van para conocer la feria. En general, los consumidores buscan, en esa modalidad de comercialización, calidad, diversidad y variedad de productos y alimentos donde cada uno, de su manera, produce alimentos con un diferencial por su sabor y por ser alimentos directo del productor. La feria acaba tomando estatus de un centro de comercialización de productos de la agricultura familiar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Desenvolvimento Rural: Bacharelado.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License