Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorBarp, Jefersonpt_BR
dc.contributor.authorDantas, Claudio Rejane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-21T02:31:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179598pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de fazer uma narrativa e reflexões sobre o uso da metodologia de ensino por projetos no ensino de física na educação científica. Tal estratégia é defendida neste estudo sob dois distintos vieses: primeiro, como uma possibilidade viável de introduzir conceitos, noções e princípios físicos, especialmente no nível fundamental em que, não raro, os(as) professores(as) de ciências não possuem formação específica em Física; em segundo lugar, o ensino por projetos pode ser uma alternativa para diversificar a avaliação da aprendizagem em ciências objetivando alcançar um processo mais formativo, continuado e alinhado às políticas públicas. O contexto do estudo foi o de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da capital do Rio Grande do Sul, que atua com sistema de ciclos. O referencial teórico-metodológico esteve embasado em ideias de Hernández e Ventura (1998) e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Algumas implicações do uso desta estratégia indicaram que ela é útil para introduzir e estimular o estudo de temas e conceitos físicos e para desconstruir certas visões equivocadas sobre a Física que comumente permeiam a educação científica.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a narrative and reflections about the use of the education in Science in the elementary school through project-based teaching. This strategy is defended here under two distinct arguments: first, as a feasible possibility of introducing concepts, notions and physical principles, especially at the elementary level where, often, teachers do not have specific formation in Physics; secondly, project-based teaching may be an alternative to diversify the evaluation of science learning in order to achieve a more formative, continuous and aligned process with public policies. The context of the study is that of a public school in the capital of Rio Grande do Sul, which operates with the system of cycles in elementary education. The theoretical-methodological framework was based on ideas by Hernández and Ventura (1998) and in the David Ausubel‟ s Theory of Significant Learning. Some implications of using this strategy indicated that it is useful to introduce and stimulate the study of Physics subjects and concepts and to deconstruct certain misconceptions about Physics that commonly permeate scientific education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 35, n. 1 (abr. 2018), p. 235-261pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProject-based teachingen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectEvaluation of science learningen
dc.titleO ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetospt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Physics in the discipline of science at the fundamental level: reflections and feasibility of project- based teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001066785pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem