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dc.contributor.advisorRocha, Cecilia Gravina dapt_BR
dc.contributor.authorMoura, Paula Kvitko dept_BR
dc.date.accessioned2018-06-20T02:29:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179560pt_BR
dc.description.abstractO consumo de energia total residencial mundial aumentou 23% na última década e deverá aumentar mais 48% até 2040. Uma estratégia para a economia de energia é a mudança do comportamento dos usuários por meio da apresentação do feedback do consumo. O feedback pode ser apresentado em dispositivos visuais que são aparelhos eletrônicos que medem o consumo de eletricidade das casas e repassam esta informação aos usuários com a intenção de reduzi-lo. Pesquisas anteriores mostram que prover feedback com uso destes dispositivos pode gerar uma redução de 5 a 20% do consumo. No entanto, existem poucas pesquisas sobre o design de tais dispositivos que abordem a preferência e o entendimento do conteúdo (dados que podem ser apresentados no dispositivo) e do modo de apresentação (formato de apresentação do conteúdo). Estudos sugerem que as decisões de design variam conforme o tipo de usuário (crianças, adultos e idosos) e o contexto cultural no qual o dispositivo está inserido. Este trabalho explora os tipos de informações (ex.: consumo instantâneo, consumo por aparelho, etc.) e o formato da informação (numérico, analógico e ambiental) de um dispositivo visual mais adequado ao contexto brasileiro, considerando o tipo de usuário. Com base nos resultados de 7 grupos focados realizados com 50 participantes (20 crianças, 20 adultos e 10 idosos), foram desenvolvidos diretrizes e modelos conceituais para cada tipo de usuário Todos os participantes consideraram o consumo instantâneo importante. Entretanto, para idosos não é necessário apresentar esta informação visto que eles não gostariam de interagir com o dispositivo mais de uma vez ao dia, ao contrário dos adultos e crianças. Para aumentar o conhecimento do uso de energia dos usuários e encorajar a mudança de comportamento, também deve ser apresentada as informações de consumo cumulativo, consumo por aparelhos e dicas. Adultos e idosos preferem comparação histórica ao contrário das crianças que preferem informações que gerem a competição, como a comparação normativa. As informações sobre a preferência e o entendimento são importantes para o desenvolvimento de interfaces de dispositivos visuais que atendam aos requisitos dos usuários. Além disso, como os dispositivos visuais ainda não estão amplamente inseridos no Brasil, este trabalho pode contribuir para que o seu design proporcione o aumento da redução do consumo de energia.pt_BR
dc.description.abstractThe residential energy consumption in the world has increased by 23% in the past decade and is expected to rise 48% until 2040. One strategy to save energy is to change user behavior by presenting feedback on energy consumption. The feedback can be presented in electronic in-home displays which measure the household energy consumption and pass this information to users with the intention of reducing consumption. Previous research has shown that providing feedback can lead to reductions of 5 to 20%. However, there is still limited research on the design of such devices. The design of visual devices involves decisions regarding the preference and understanding of information types (data that can be displayed in a device) and information formats (ways to present different information types). Studies suggest that design decisions vary according to the type of user (children, adults and elderly) and the cultural context in which the device is inserted. This work explores the information formats (e.g. real-time consumption, consumption of each appliance, etc.) and the information formats (numerical, analogue and ambient) of an in-home display suited to the Brazilian context, considering the type of user Based on the results of 7 focus groups totaling 50 participants (20 children, 20 adults and 10 elderly), guidelines and prototypes were developed for each type of user. All participants considered real-time consumption important. However, it is not necessary to present this information for the elderly since they would not want to interact with the display more than once a day, unlike adults and children. Cumulative consumption, disaggregation by appliance and tips should also be presented for all type of users to increase awareness of energy usage and encourage behavior change. Adults and the elderly prefer historical comparison on contrary to children who prefer information that generates competition, such as normative comparison. Information about user preference and understanding is important for the development of in-home displays interfaces that meet user requirements. In addition, since in-home displays are not yet extensively adopted in Brazil, this work can contribute to the design of such displays that to further reduce the energy consumption.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnergy Consumptionen
dc.subjectConsumo de energiapt_BR
dc.subjectIn-home Displayen
dc.subjectDispositivo visualpt_BR
dc.subjectInformationen
dc.subjectUseren
dc.subjectBehavioren
dc.subjectDesignen
dc.subjectSmart Meteren
dc.titleDiretrizes para o design de dispositivos visuais para apresentação do consumo de energia em residênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001068763pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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