Show simple item record

dc.contributor.advisorPereira, Claudio Calovipt_BR
dc.contributor.authorEtges, Lila Ribeiro Motapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-20T02:29:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179558pt_BR
dc.description.abstractA estação central do Aeroporto Santos Dumont (1938-1947), projeto dos arquitetos Marcelo, Milton e Maurício Roberto, é o edifício inaugural deste programa no Brasil. O edifício materializa a consolidação da aviação civil no país, que começou a se desenvolver de forma estruturada a partir dos anos 1930. O período em que foi projetado coincide com o momento de consolidação da arquitetura moderna brasileira e da afirmação de poder do governo de Getúlio Vargas. Paralelamente a isso, sua modernidade incipiente contém um ingrediente distinto da maioria das obras a ele contemporâneas: a relação intrínseca e explícita com a tradição clássica. O projeto tem ainda a característica de ser fruto de um intenso processo de projeto, que se iniciou com a abertura do concurso público de arquitetura para escolha do melhor anteprojeto. A tese pretende apresentar a obra do terminal aéreo carioca, uma das obras modernas brasileiras pioneiras, no contexto de sua época e sob nova ótica: como um laboratório de arquitetura moderna.pt_BR
dc.description.abstractSantos Dumont Airport central station (1938-1947), designed by the architects Marcelo, Milton and Maurício Roberto, is the first Brazilian building constructed under this kind of program. The building materializes the consolidation of the civil aviation in the country, starting its development in a structured way in the 1930s. The period during which was designed it concurs with the Brazilian Modern Architecture consolidation and the strengthening Getúlio Vargas Government. At the same time, the incipient modernity of the building contains a distinct ingredient of most of the contemporary architectural work to it: the intrinsic and explicit correlation with the Classical tradition. The project also has the characteristic of being product of an intense design process, which started with an open design competition to choose the best Architecture draft. The dissertation intends to present the “Carioca” Air Terminal architecture work, one of the pioneer modern Brazilian architecture works, in the context of its historical period and under a new point of view: as a Modern Architecture laboratory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.titleLaboratório de arquitetura moderna : estação de passageiros do Aeroporto Santos Dumontpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001069443pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record