Sinonímia : um contraste entre teoria e ensino
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta Monografia tem a finalidade de investigar como diferentes autores tratam da questão da sinonímia em manuais de Linguística, estabelecendo contrapontos entre diferentes abordagens. A partir de tais relações aprofundamos nossa pesquisa examinando também como a questão da sinonímia é investigada, conceituado e exemplificada em um site popular, assim como examinamos a maneira com que livros didáticos abordam o conceito de sinonímia e conduzem a discussão sobre a relação estabelecida entre as s ...
Esta Monografia tem a finalidade de investigar como diferentes autores tratam da questão da sinonímia em manuais de Linguística, estabelecendo contrapontos entre diferentes abordagens. A partir de tais relações aprofundamos nossa pesquisa examinando também como a questão da sinonímia é investigada, conceituado e exemplificada em um site popular, assim como examinamos a maneira com que livros didáticos abordam o conceito de sinonímia e conduzem a discussão sobre a relação estabelecida entre as significações das palavras, avaliando a qualidade desses materiais por servirem como base para o ensino em todas as escolas do nosso país, principalmente nas redes públicas. Para tal foram feitas leituras e análises de obras, website, dicionários online e impressos e livros didáticos. Nesse âmbito expomos diferentes perspectivas teóricas que buscam descrever o funcionamento dos sinônimos vinculados a questões que extrapolam o campo linguístico A partir dessa fundamentação teórica, analisamos criticamente a maneira como o assunto o é apresentado na internet e como livros didáticos destinados a diferentes anos do ensino fundamental e médio, abordam o funcionamento da sinonímia frente às condições históricas, sociais, geográficas e demais condições externas à língua, que influenciam nos significados adquiridos pelas palavras, conforme a abordagem dos autores apresentados; buscando uma reflexão sobre a qualidade desses materiais considerados importantes por seus fins utilitários e por isso pouco questionados por muitos professores e por alunos. Foi possível observar a superficialidade com que os conteúdos semânticos são apresentados aos alunos, comprovando a necessidade de que se instituam mudanças nas práticas de ensino que venham a considerar o uso do livro didático apenas como suporte, uma ferramenta colaborativa e não o único referencial teórico para explanação de conteúdos, assim como a internet. ...
Abstract
Resume This monography has the purpose of investigate how different textbooks approach the concept of sinynonymy and lead the discussion about the relationship established between the meaning of the words, evaluating the quality of these materials to serve as basis for teaching in all the schools of our country, mainly on public networks. To such results, readings and analysis of conceptions in dictionaries , wickipedia and textbooks were made. In this context, we present different theoretical ...
Resume This monography has the purpose of investigate how different textbooks approach the concept of sinynonymy and lead the discussion about the relationship established between the meaning of the words, evaluating the quality of these materials to serve as basis for teaching in all the schools of our country, mainly on public networks. To such results, readings and analysis of conceptions in dictionaries , wickipedia and textbooks were made. In this context, we present different theoretical perspectives that seek to describe the functioning of synonyms linked to questions that extrapolate the linguistic domains "stricto sensu". Based on this theoretical foundation, we critically analyze the way in which textbooks destined to different levels of elementary and middle school treat the functioning of synonymy considering historical, social, geographical conditions and other conditions external to the language that influence the meanings acquired by words. We sought to reflect on the quality of these materials, which are considered important because they are the "truth-keepers" and therefore are not questioned by students and teachers. It was possible to observe the superficiality with which semantic contents are presented to the students through textbooks, proving that it is necessary to change practices of teaching, and considering the use of the textbook only as a support, a collaborative tool and not the only theoretical reference for explanation of content. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License