Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBilibio, Luiz Fernando Silvapt_BR
dc.contributor.authorPacheco, Andrea Zin Hubbept_BR
dc.date.accessioned2018-06-16T03:13:42Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179474pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as competências e atuação requeridas do Profissional de Educação Física na área da promoção da saúde, bem como sua importância na equipe multidisciplinar, mais especificadamente como profissional atuante dessa equipe na Unidade de Internação Pediátrica (UIP) de um hospital de alta complexidade, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Desta forma, compreendo que o presente trabalho pode contribuir com a formação do Bacharelado no curso de Educação Física, por apresentar informações e reflexões pertinentes do atual cenário de inserção do Profissional de Educação Física (PEF) no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo ao bacharelando, um olhar mais próximo da nova realidade do aumento das políticas públicas voltadas para a promoção de saúde, aonde o PEF é cada vez mais requisitado, sendo o profissional capaz e habilitado para mostrar aos pacientes, com base científica, os benefícios e a execução correta dos exercícios físicos. As reflexões e conclusões deste trabalho levam a crer que o PEF em um hospital de alta complexidade da rede pública de saúde é capacitado para trabalhar junto às equipes multidisciplinares de saúde, atuando na prevenção de diversas enfermidades, reduzindo os danos e agravos de doenças através das práticas corporais.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the competencies and performance required of the Physical Education Professional in the area of health promotion, as well as its importance in the multidisciplinary team, more specifically as a working professional of this team in the Pediatric Internment Unit (UIP) of a hospital of high complexity, the Clinical Hospital of Porto Alegre, in Rio Grande do Sul. In this way, I understand that the present work can contribute to the formation of the Bachelor in Physical Education, for presenting relevant information and reflections of the current scenario of insertion of the Physical Education Professional (PEP) into the Unified Health System (SUS), offering a closer look at the new reality of the increase of public policies aimed at health promotion, where PEF is increasingly required, and the professional is capable and able to show patients, on a scientific basis, the benefits and correct execution of physical exercises. The reflections and conclusions of this work lead to believe that the PEF in a hospital of high complexity of the public health network is able to work with the multidisciplinary health teams, acting in the prevention of various diseases, reducing the damages and diseases through practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical education professionalen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectHospital of high complexityen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectPediatric hospitalization uniten
dc.subjectSUSen
dc.subjectHealth promotionen
dc.titleO profissional de educação física em hospital de alta complexidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001068591pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples