A adaptação da organista à atualização do hinário da Igreja Congregação Cristã no Brasil : um estudo preliminar com estratégias para sua aprendizagem
Fecha
2018Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
O objetivo desse trabalho é investigar a adaptação da organista com relação às modificações nos hinários oficiais da Igreja Congregação Cristã no Brasil, enfatizando as mudanças do Hinário 4 para o Hinário 5. Também foi averiguado qual o impacto das mudanças no estudo dos hinos novos e antigos (onde houve várias mudanças) e qual a repercussão das organistas com relação ao acréscimo do terceiro pentagrama no Hinário 5. O presente estudo foi delineado com base em dois questionários elaborados e e ...
O objetivo desse trabalho é investigar a adaptação da organista com relação às modificações nos hinários oficiais da Igreja Congregação Cristã no Brasil, enfatizando as mudanças do Hinário 4 para o Hinário 5. Também foi averiguado qual o impacto das mudanças no estudo dos hinos novos e antigos (onde houve várias mudanças) e qual a repercussão das organistas com relação ao acréscimo do terceiro pentagrama no Hinário 5. O presente estudo foi delineado com base em dois questionários elaborados e enviados para as organistas da Igreja Congregação Cristã no Brasil (uma vez que apenas as mulheres tocam o órgão), tanto para as oficializadas com profunda experiência no Hinário 4, como para as organistas aprendizes que só tiveram contato com o Hinário 5. Ficou evidente que muitas organistas oficializadas ainda apresentam dificuldades em tocar os hinos alterados do hinário devido às diferenças entre mão esquerda e pedal. As aprendizes não reportaram ter problemas porque nunca estudaram com outro hinário. Como na Igreja Congregação Cristã no Brasil somente hinos são tocados durante o culto, foram elaborados exercícios para auxiliar na adaptação do novo hinário, já que em 194 dos 480 hinos, as notas mais graves da mão esquerda e do pedal são distintas durante alguns compassos. O material produzido poderá auxiliar principalmente as organistas oficializadas, tornando-se também, uma fonte de consulta sobre os tipos de hinos para toda a classe. ...
Abstract
This work aims to investigate the adaptation of the organist of the Christian Congregation Church of Brazil in relation to the modifications in the new hymnal (No. 5), as well as the impact it has had on the way the organists study the new and old (and altered) hymns. The addition of the third staff has also been investigated. Two questionnaires, as a basis for the study, were sent to women organists (since only women are allowed to play the organ): a group of Official organists with a great de ...
This work aims to investigate the adaptation of the organist of the Christian Congregation Church of Brazil in relation to the modifications in the new hymnal (No. 5), as well as the impact it has had on the way the organists study the new and old (and altered) hymns. The addition of the third staff has also been investigated. Two questionnaires, as a basis for the study, were sent to women organists (since only women are allowed to play the organ): a group of Official organists with a great deal of experience with Hymnal No. 4, and beginner organists (Apprentices), who had only studied Hymnal No. 5. The Official organists reported that many still present difficulties playing the altered hymns of the latest edition because of the differences between the left hand and pedal. The Apprentices admitted not having any problems since they never came in contact with other editions of the hymnal. Considering that the Christian Congregation Church of Brazil only allows hymns to be performed during services, exercises were elaborated to help them adapt to the new hymnal, since in 194 of the 480 hymns, the lower note of the left hand and the pedal are not the same for several measures. The material presented is intended to aid mainly the Official organists, however, it may be utilized by all organists as a source for the many different types of hymns. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
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