É difícil como o quê? escravidão e usos públicos do passado nas telenovelas Escrava Isaura (1976) e Xica da Silva (1996)
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe a análise das telenovelas Escrava Isaura (Rede Globo, 1976) e Xica da Silva (Manchete, 1996) sob a perspectiva dos usos públicos do passado. Enquanto Escrava Isaura foi escrita por Gilberto Braga em um contexto ditatorial, adaptando o romance abolicionista de Bernardo Guimarães sobre uma escrava branca, Xica da Silva foi a apropriação livre de Walcyr Carrasco das diversas memórias sobre a personagem histórica Francisca da Silva e seu romance com o contratador de diama ...
O presente trabalho propõe a análise das telenovelas Escrava Isaura (Rede Globo, 1976) e Xica da Silva (Manchete, 1996) sob a perspectiva dos usos públicos do passado. Enquanto Escrava Isaura foi escrita por Gilberto Braga em um contexto ditatorial, adaptando o romance abolicionista de Bernardo Guimarães sobre uma escrava branca, Xica da Silva foi a apropriação livre de Walcyr Carrasco das diversas memórias sobre a personagem histórica Francisca da Silva e seu romance com o contratador de diamantes no Arraial do Tejuco do século XVIII. Nos vinte anos que separam estas duas telenovelas, a historiografia brasileira sobre a escravidão foi palco de transformações ao mesmo tempo em que a telenovela brasileira se desenvolveu como uma indústria com papel de crescente destaque na construção da identidade nacional, com a telenovela “de época” administrando de forma performática as relações entre passado, presente e futuro. O trabalho coloca estas questões em diálogo com as telenovelas, refletindo sobre a representação do passado escravista em cada uma; as tensões sócio-políticas refletidas nestas representações; e as formas através das quais Escrava Isaura e Xica da Silva articulam passado, presente e futuro. A partir destas análises a dissertação busca perceber de que formas as escolhas de cada telenovela administram o passado da escravidão e como elas dialogam com os contextos sociais, políticos e culturais em que elas foram escritas, produzidas e exibidas. ...
Abstract
The purpose of this work is to present an analysis of the Brazilian soap-operas Escrava Isaura (Rede Globo, 1976) and Xica da Silva (Manchete, 1996) from the perspective of public uses of the past. Escrava Isaura was written by Gilberto Braga in a dictatorial context, adapting Bernardo Guimarães’s abolitionist novel about a white slave, while Xica da Silva was a free adaptation by Walcyr Carrasco of several memoirs about the historical character Francisca da Silva and her romance with a diamond ...
The purpose of this work is to present an analysis of the Brazilian soap-operas Escrava Isaura (Rede Globo, 1976) and Xica da Silva (Manchete, 1996) from the perspective of public uses of the past. Escrava Isaura was written by Gilberto Braga in a dictatorial context, adapting Bernardo Guimarães’s abolitionist novel about a white slave, while Xica da Silva was a free adaptation by Walcyr Carrasco of several memoirs about the historical character Francisca da Silva and her romance with a diamond mine owner and mining Governor of Arraial do Tejuco in the 18th century. For the twenty years between these two soap-operas, Brazilian historiography on slavery experienced many transformations while the Brazilian soap-opera developed as an industry with a increasing importance in the construction of national identity and the “Brazilian historical soap-opera” managed in a performative way the relations between past, present and future. This work poses these questions in dialogue with the soap-operas, reflecting upon the representation of the Brazilian slavery past in each one; the socio-political tensions reflected in these representations; and the ways Escrava Isaura and Xica da Silva balance and portray past, present, and future. This dissertation seeks to understand how the choices in each soap-opera convey the Brazilian slavery past and how they dialogue with the social, political and cultural contexts in which they were written, produced and broadcast. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7288)História (651)
Este item está licenciado na Creative Commons License